Como determinar bons objetivos?

por Juliana Cândido Custodio
Como determinar bons objetivos?

Não tem nada mais tradicional que começar o ano com uma nova lista de objetivos e metas, não é mesmo? mas, como determinar bons objetivos?

Para responder a esta questão, devemos estabelecer algumas regrinhas básicas. Então, confira aqui as dicas:

 

1. Primeiro, tenha foco no longo prazo.

Começar determinando onde se quer chegar realmente no futuro é ideal para estabelecer objetivos coerentes. Pensar num futuro distante nos ajuda a alinhar tudo o que vamos fazer no nosso dia-a-dia para chegarmos perto do resultado esperado o mais rápido possível. E nos negócios isso não é diferente. Focar no longo prazo permite alinhar a empresa, criar ações consistentes e ter mais  direcionamento de todos os recursos para se chegar lá. Economia de tempo, dinheiro e resultados na certa!

 

2.  Crie objetivos mensuráveis

De nada adianta sabermos o que queremos se não conseguimos analisar se realmente chegamos lá! A razão é simples: só atingimos plenamente um objetivo quando conseguimos mensurar seus resultados.

Vamos exemplificar com o o objetivo mais recorrente em todas as listas de metas pessoais de início de ano: perder peso. Chegando ao final do ano, se eu perder 500 gramas eu atingi esse objetivo tanto quanto se eu perder 20 quilos, afinal perdi peso. A diferença está no limite que dei para isso.

Nos negócios, saber se você quer aumentar o faturamento de 10 ou 100% , contratar 1 ou 20 colaboradores, abrir mais 1 ou 50 novas lojas é crucial para ter ações consistentes. E esse objetivo também possa ser realizável.  Afinal, de nada adianta sonhar muito distante da realidade. A frustração e a probabilidade de desistência serão muito maiores se você não tem claro os resultados concretos possíveis.

 

3. Estabeleça prazos

Uma situação muito comum é criar objetivos sem deixar claro quando se quer ter o resultado. Voltando ao exemplo de peso, se eu coloco como objetivo que quero perder 20 quilos preciso estabelecer se quero isso em 3 meses, 6 meses ou 1 ano. Isso vai fazer mudar suas estratégias para emagrecer, sua dieta e até seus hábitos e rotina.

Na sua empresa é a mesma coisa: se você quiser expandir, você tem que se dar um prazo para isso. Você vai ser mais ágil e mais focado na obtenção de recursos, você conseguirá mobilizar sua equipe com mais energia e vai fazer todos estabelecerem ações, rotinas e metas diárias para isso.

 

Vamos recapitular?

 

E, para te ajudar a criar e atingir todos os seus objetivos e alavancar de vez os seus negócios, criamos o programa ideal: Programa Análise.com – Capacitação e Mentoria em Estratégia e Marketing. Tudo para você diagnosticar, planejar e gerenciar as questões estratégicas de seu bar, restaurante, hotel ou supermercado de forma eficaz e conquistar os resultados que você tanto espera. Esta esperando o que para conferir?

Clica aqui link e inscreva-se já!

Acompanhe sempre nossas redes sociais. Elas são recheadas de informações para você arrasar no seu Foodservice!

Abraços e até o próximo post!

Você pode também gostar disso

Deixar um comentário

%d blogueiros gostam disto: