Como fazer seu restaurante crescer e lucrar mais?

by Juliana Cândido Custodio

Um dos maiores desafios de todo dono de bares e de restaurantes é fazer com que a empresa tenha excelentes resultados.  Mas como fazer seu bar ou restaurante crescer e lucrar mais? Como aumentar a demande de clientes em seu restaurante? Para isso, a questão não é apenas como equilibrar as contas, como se tornar lucrativo ou ainda como ter um negócio desejado pelos clientes. A questão é saber identificar os pontos fortes do negócio e os pontos a serem melhorados, além de como ter vantagem diante dos concorrentes.

 

Uma análise do negócio inclui a identificação de características no dia-a-dia da gestão do negócio, das operações, da equipe, do atendimento de sala, e os outros diversos pontos de todo o processo da empresa. Além dessa identificação, deve ser estabelecida uma classificação e avaliação criteriosa de todos os pontos desse processo empresarial que envolve o restaurante.

 

No entanto, não raras vezes, essa classificação e avaliação não é tão óbvia quanto parece para quem está diretamente dentro do dia-a-dia do negócio. Isso porque, pelo fato de estarmos muitas vezes imersos em uma determinada realidade, tomamos aquilo que vemos como única avaliação possível dentro desse contexto. Por isso, para esse processo de análise empresarial, torna-se fundamental o trabalho de uma consultoria, que traz considerações com uma visão externa e expertise em determinadas áreas essenciais para a melhoria do negócio, como é o que propõe a Bureau Análise.com.

 

Após a identificação, classificação e avaliação de todas as características e processos do bar ou restaurante, devem ser identificados o que pode e o que deve ser melhorado, como isso pode ser feito e qual é a prioridade de ação. O objetivo aqui é valorizar o que o bar ou o que o restaurante faz de melhor e reverter situações e problemas que prejudiquem a empresa.

 

Por outro lado, temos um ponto crucial para determinar a vantagem competitiva do restaurante no seu setor: são as chamadas competências essenciais.

 

O que são competências essenciais?

As competências essenciais da empresa são características que podem envolver questões técnicas, operacionais, conhecimentos, ou algo diferenciado que o seu restaurante saiba fazer melhor que as outras empresas concorrentes. (link para post anterior de análise da concorrência)

 

Mas, antes de definir o que uma torna uma característica do negócio uma competência essencial de fato, vamos definir o que não é uma competência essencial.

 

Tudo o que outros restaurantes podem oferecer igual ao seu não é uma competência essencial. Por exemplo, uma nova receita pode ser copiada, então não é seu maior diferencial. Uma estrutura física, apesar de custosa em termos financeiros também pode ser replicada. Até nome de marca pode ser facilmente “imitado”. Então isso não é competência essencial.

 

Um diferencial que só é percebido por poucos clientes e pela equipe também não é uma competência essencial. Por exemplo: a qualidade de algum prato ou mesmo a origem dos produtos, por si só não garantem que esses pontos sejam reconhecidos como algo diferencial na empresa por todos. Isso também não é uma competência essencial.

 

Mas como identificar a fonte de vantagem competitiva?

Para saber como gerar vantagem competitiva para as empresas, o primeiro ponto é definir sua competência essencial com três pontos fundamentais:

  1. Ter diferencial
  2. Gera valor percebido para os clientes
  3. Ser extremamente difícil de ser copiado pelos seus concorrentes

 

Para isso, um dos principais pontos de vantagem competitiva é a experiência que a empresa oferece para seus clientes, tema de nosso próximo artigo aqui.

 

Quer saber mais?

Aprenda a realizar a análise de seu negócio e como se tornar mais competitivo, participe do curso de Gestão Estratégica para Bares e Restaurantes que será ministrado no SindRio em maio. Estarei esclarecendo todas as dúvidas e dando diversas dicas de como alavancar seu negocio do setor de Foodservice ao sucesso.

 

Abraços e até a próxima.

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