7 Dicas para Gerenciar a Crise em Restaurantes

by Juliana Cândido Custodio

Como gerenciar a crise em Restaurantes? Com a greve dos caminhoneiros não são apenas os postos de combustível que sentem em relação às suas atividades. Mercados, fornecedores, produtores e distribuidores do setor de Foodservice ou não, todos os negócios de todos os portes estão sentindo os reflexos. Incluindo Bares e Restaurantes. Então, se não deu para se prevenir evitando riscos com um plano de controle estratégico, não deixe que isso parece de forma drástica seu estabelecimento. Confira as nossas 7 dicas para você gerenciar a crise.

 

O que é gerenciamento de risco?

Um risco é um evento provável que pode vir a se concretizar. Ou seja, risco é algo que pode vir a se tornar real e se transformar em um problema. Mas é diferente de ameaça. É diferente de incerteza. Ameaça ou incerteza são eventos improváveis e que não podem ser mensurados. Assim não sabemos se pode acontecer de fato ou não. Não sabemos o efeito  que pode causar.

Já riscos são eventos que podemos calcular a probabilidade de ocorrência e o impacto causado nos resultados da empresa. Assim, é possível saber o que pode acontecer, quando e se pode de fato acontecer e o prejuízo que pode gerar. E por isso, conhecer os riscos é a melhor maneira para prevenir problemas no negócio.

O gerenciamento de riscos é um sistema de mapeamento, análise e plano de prevenção a situações de riscos. Inclui a identificação de tudo que pode se tornar um problema, a partir da identificação de causas de situações de perigo. Além disso, calcula o grau de probabilidade de ocorrência e os impactos. Com isso, propõe soluções para prevenir problemas ou diminuir os impactos causados no caso deles se concretizarem.

Por exemplo, quem viu o risco da greve mesmo antes dela acontecer de fato, garantiu reservas e estoque de produtos e insumos. Transportes alternativos ou combustível. Métodos altenativos para garantir as operações.  Tudo para minimizar os impactos.

A base da filosofia de trabalho da ConsultoriaAnálise.com é diagnosticar e prevenir riscos. Para fazer seu diagnóstico gratuito e evitar problemas em seu restaurante, clique aqui.

 

O que é gerenciamento de crises?

Crise é uma situação que tira as coisas da sua normalidade. São eventos que podem ser previstos e controlados, e, geralmente, são provenientes de riscos. No entanto, a grande diferença é que uma situação de crise já está instaurada, ou seja, são problemas ou eventos que prejudicam um determinado cenário, temporariamente, mas que não puderam ou que não foram evitados.

O gerenciamento de crises acontece quando a crise já está acontecendo. Visa diminuir os impactos causados por meios alternativos para contornar a situação e com uma comunicação clara com o público alvo.

Por exemplo, já estamos em situação em crise com a questão da greve dos caminhoneiros. No entanto, para driblar a crise, ou para evitar que as coisas possam piorar, postos garantem combustíveis para veículos oficiais e ambulância. Vizinhos se ajudam em relação ao transporte. As pessoas começam a optar por produtos substitutos na hora de comprar alimentos (substituição feita quando possível) e mudam alguns hábitos.

 

A crise em Restaurantes

O grande problema desta situação de crise para restaurantes não está em apenas gerenciar a falta de gás, dificuldades na entrega de produtos como hortifruti, peixes e carne, e diminuição na procura, principalmente em estabelecimentos mais distante de região central da cidade. Além disso, existe a mudança de comportamento dos consumidores e a dificuldade de driblar as dificuldades e manter seu preço.

 

Devido ao racionamento de combustível, diminuição do número de ônibus e alta em alguns itens essenciais de supermercado, além da falta de gás, consumidores que almoçariam em casa durante a semana, já evitam esse deslocamento. Outros que preferem e podem evitar o mercado e não cozinhar em casa, começam a procurar alimentos prontos para consumo. No lugar de sair para jantar fora ou mesmo fazer refeições final de semana, ou pedem comida ou fazem em casa.

 

Aí temos duas situações: de um lado a provável baixa na procurando jantares, refeições finais de semana e refeições ocasionais. De outro lado, aumenta a procura pelo delivery e pelas refeições e lanches principalmente em restaurantes próximos a empresas e grandes centros urbanos.

 

Assim, para evitar transtornos com a falta de produtos e insumos fundamental tais para sua operação, trouxemos algumas dicas para que você possa continuar suas operações de forma alternativa e não sinta tanto nos seus resultados financeiros no final do mês.

 

1. Utilize equipamentos elétricos 

Mesmo a conta salgando mais, essa é uma alternativa para você usar caso possua equipamentos elétricos encostados em sua cozinha, como fritadeiras e fornos. Assim você poupa seu gás.

 

2. Substitua carnes 

Otimizar o tempo de cozimento é a chave de ouro para economizar gás. Prefira ingredientes de cozimento mais rápido. E assim, você ainda evita a correria atrás de fornecedores de carnes que estão mais difíceis.

 

3. Elabore pratos alternativos com os ingredientes que você tem

O kilo da batata está nas alturas? Do tomate e da cebola também? Use a sua criatividade e ingredientes alternativos que você tem em estoque. 

 

4. Ofereça benefícios para seus motoboys

Com o aumento do valor dos combustíveis, beneficie os motoboys para que eles possam continuar realizando as entregas para você. Esse gesto faz que você assuma parte dos gastos de seu parceiro ou colaborador e motive para que ele continue a fazer entregas para você mesmo em períodos de crise.

 

5. Calcule rotas funcionais para entrega

Tem duas ou mais entregas próximas? Organize os pedidos por regiões, desde que você também mantenha um bom senso na ordem e tempo dos pedidos. Isso faz que você faça que sua entrega tenha um menor gasto de combustível.

 

6. De suporte para sua equipe em relação aos deslocamentos para o trabalho

Sugira aos seus colaboradores fazerem carona solidária e rodízio entre eles para ir e voltar de seu restaurante. Incentive o uso de transporte alternativo como bicicleta. Caso usem ônibus, fique atento às reduções em alguns horários e repasse às informações para evitar problemas em relação a atrasos e contratempos. Inclusive, se possivel de o exemplo!

 

7. Comunique as mudanças aos clientes

Seja transparente em todas as modificações que você fizer. Seja claro e sincero com seu clientes, sempre. Afinal, todos estamos sentindo na fale e isto 😉

 

 

É para evitar que problemas como a falta de produtos e insumos afetem o seu negócio, tenha um monitoramento constante de seu ambiente e crie um plano contingências de riscos. Entre em contato e saiba mais.

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