Nas últimas semanas, notícias sobre o novo Coronavírus tem sido difundidas, debatidas e constantemente abordadas em diversas rodas de conversas. Essa pandemia, como definida na última semana, trás muitas consequência de cunho social, político e também econômico. Mas será que sua empresa está preparada para superar essa crise e transformar essa ameaça em uma oportunidade no universo digital?
Uma das medidas a serem tomadas para a prevenção do crescimento exponencial do número de pessoas infectadas é o isolamento social, além das medidas de higiene a serem adotadas com mais seriedade. Isso inclui a proibição de aglomerações, realização de eventos, fechamento temporário de escolas e universidades, dentre outros estabelecimentos onde há um grande número de pessoas, como bares, restaurantes, centros comerciais…
Mas como transformar em uma oportunidade o que muitos só veem como uma grande ameaça?
O isolamento social demandado para prevenir o contágio do Covid-19 é uma medida de impacto pós acarreta cancelamento de viagens, menos deslocamentos, diminuição da frequentação de diversos negócios, até mesmo o seu fechamento nos próximos dias. Por outro lado, pessoas isoladas precisam também de produtos e serviços essenciais como é o caso da alimentação. Além disso, mais pessoas em casa, mais tempo para se dedicar a outras atividades como compras online.
Então, e se seu negócio focasse nesse momento nas oportunidades que os negócios digitais podem trazer? Essa é uma das medidas que podem ser adotadas para superar a crise financeira que o Coronavírus trará para os negócios. E, para se preparar para isso, confira as 3 dicas que separei para você:
1. Potencialize sua atividade online.
Todo negócio deveria estar já bem conectado as novas tecnologias, ter site, manter uma atividade de relacionamento com clientes e público potencial por meio das mídias sociais ou mesmo ter a opção de e-commerce ou atendimento virtual, não é mesmo? Mas, se você já tem algumas dessas opções e manter suas atividades com a mesma intensidade de antes dessa crise, poderá não se destacar diante de tantas opções que já existem e que vão também aproveitar desse momento.
Por isso, otimize suas mídias digitais com um tom adequado de suas mensagens, elabore temas e imagens atrativas e engaje seu público pelo conteúdo. Promoções vendem por pouco tempo. Informação e conteúdo de qualidade são para sempre. Assim, você terá relevância para o seu público, terá maior lembrança da sua marca e aumentará suas vendas em consequência disso.
Além dessa estratégia de mídias digitais, tenha um site preparado para disponibilizar suas principais informações de forma coerente e atrativa, transmitindo uma sensação quase que similar como se seus clientes estivessem em contato com o seu negócio presencialmente. O alinhamento para isso é essencial. Ofereça interatividade. Aplique as regras de usabilidade. E, além disso, mantenha seu conteúdo atualizado para garantir que seus clientes tenham motivos para retornar ao seu site.
2. Disponibilize produtos que normalmente as pessoas consomem apenas presencialmente no seu sistema de entrega.
Você vende apenas marmitex na hora do almoço? Mas e as pessoas que tem o hábito de jantar uma comidinha gostosa e caseira também na janta?
Você tem uma loja de roupas, as pessoas gostam de provar antes de comprar e por isso você nunca ofereceu seus produtos online? E se você ativar sua carteira de clientes e propor produtos via WhatsApp com sistema de entrega e recolhimento de peças que não servirem ou que seus clientes não gostarem?
Você oferece serviços de hospedagem e sabe que as pessoas podem precisar aproveitar ainda mais de seu espaço sem ficar saindo nas ruas ou em passeios convencionas? Você já pensou de oferecer outros serviços de conveniência para potencializar a experiência desses clientes como atividades alternativas e mais individualizadas?
Há muitas opções que você pode criar para ter alternativas de trabalho nesse momento, mesmo que você não seja tão conectado assim. Um pouco de criatividade e conhecimento do seu público são os itens fundamentais para isso. Parceiras também são uma boa pedida.
3. Cuide dos seus colaboradores e do pessoal que trabalha com entregas
Não adianta apenas pensar em como trabalhar ou como criar alternativas para driblar esse momento de crise nos negócios. Pensar em seu pessoal é fundamental. Pessoas em situações de risco devem preferir trabalhar em casa e aquelas que são obrigadas a enfrentar transporte coletivo e outras aglomerações devem ter alternativas para se resguardar. Mas você já pensou que seus colaboradores podem ter talentos que você nem imaginava e te ajudar de outra forma?
Não é apenas saber cuidar, mas nesse momento a empatia é palavra-chave. Você sabe o que eles gostam de fazer? Eles tem alguma competência que não está sendo explorada? Por que não dar uma oportunidade para eles te demonstrarem isso?
Um garçom que tem o talento e criatividade para fazer postagens inusitadas.
Um vendedor que sempre sonhou em ministrar um curso para os seus atendentes.
Um responsável financeiro que sempre quis fazer aquelas análises mais aprofundadas e nunca teve tempo ou oportunidade para isso.
Por que não oportunizar esses talentos agora e além disso, preservar a saúde deles?
Viu como esse momento pode ainda gerar oportunidades para você superar o baixo movimento que você terá nas próximas semanas e otimizar o seu negócio de alguma maneira?
Mas para isso, você deve agir rápido, ter um bom senso de organização e aproveitar de todos os ensinamentos desse período para o retorno das atividades.
Gostou das dicas? Deixe seu comentário ou entre em contato para realizar uma consultoria de como se estruturar para criar novas oportunidades para o seu negócio.
Agende já um horário entrando em contato conosco que esta semana estaremos de plantão para atendermos todos que possam precisar de nossas dicas.
Abraços (de longe) e até a próxima!