Trabalhar com iluminação é fundamental para a construção de um ambiente atrativo para os clientes de um bar ou de um restaurante. Estabelecimentos com panificadoras, supermercados, cafés, dentre outros negócios do setor de Foodservice, também devem se preocupar com isso. Mas sabe por quê? Cada tipo de iluminação, tanto em intensidade quanto na própria coloração que a luz proporciona, transmite uma sensação para quem frequenta o ambiente. Algumas dessas possíveis sensações são tranquilidade, euforia ou mesmo agitação. e tudo isso, influencia o consumo e a experiência de compra do seu cliente.
Um projeto de iluminação mal adaptado pode ter consequências graves para o consumidor pois afetará, além das sensações que ele terá durante o consumo, a sua percepção do ambiente, do conceito, do próprio desempenho do produto ou serviço, sem contar que podem haver mudanças de comportamento do cliente com isso.
Se você estiver em um restaurante com uma iluminação mais clara, forte e predominantemente branca, você se sentirá agitado, tenderá a comer mais rápido e também deixará esse local mais rapidamente. É o caso de muitos fast-foods, lanchonetes, restaurantes a kilo e restaurantes centrais. Já se estivermos em um restaurante ou mesmo um bar, com uma iluminação mais baixa, com predominância de tons mais amarelados ou quentes, ficamos relaxados. Tendemos a explorar mais. E com isso, o tempo de nossa permanência neste local tende a aumentar e, consequentemente, o consumo também aumenta. Isso faz aumentar o ticket médio por cliente, com esta permanência maior. Mas aí, muita calma, pois uma longa permanência nem sempre é bom para o negócio. Cabe ao gestor ponderar o seu conceito e seu público. Vamos e convenhamos que nem sempre ter estratégias para que o cliente fique mais é viável pois o foco do negócio é a alta demanda, volume de clientes.
Por isso, um projeto de iluminação torna-se um dos pontos críticos para os negócios de Foodservice, e que também pode gerar oportunidades como os exemplos que trago neste artigo para vocês. São oportunidades de criação de conceitos e atmosferas que geram uma experiência totalmente diferenciada para os clientes.
Mas, afinal, como conseguir elaborar um bom projeto de iluminação?
Temos alguns pontos que permitem o sucesso dessas estratégias. São eles:
- Trabalhar em estreita colaboração entre o arquiteto, o criador do conceito e o responsável pela comunicação e marketing do estabelecimento para ajustes de posicionamento, exposição de produtos e utilização correta das técnicas de merchandising;
- Levar em conta o ambiente interno e externo do estabelecimento de acordo com a localização e seu público;
- Adequar o projeto à imagem da marca e às estratégias de comunicação com os clientes (e colaboradores também, pois eles é que passam a maior parte do tempo ali);
- Considerar as cores utilizadas no ambiente, incluindo móveis, decoração e outros artefatos físicos;
- Utilizar técnicas de iluminação ponderando seu efeito e a questão de consumo energético;
- Pensar sempre na questão da segurança do projeto, estética, eficácia operacional e efeitos gerados para o cliente.
A dica simples é: sempre levar em conta estratégias de design e arquitetura levando em consideração as estratégias de marketing e merchandising. Isso é trabalhar com servicescapes. E ter uma equipe multifuncional é essencial para isso!
Cases de iluminação
No artigo de hoje trago três exemplos que utilizam a iluminação de forma envolvente e ao mesmo tempo tecnológica para dar um ar de modernidade ao projeto e proporcionar descontração e agitação nos clientes.
Confira abaixo os exemplos:
Conga Room
Clube latino localizado em Los Angeles, foi redesenhado e ganhou várias áreas incluindo uma grande pista de dança, áreas VIPs, stage, 3 bares e restaurante. A atração central do estabelecimento é um com 6 metros de instalações luminosas. A luz entra e passa através de através de uma abertura circular no chão para formar uma disposição deslumbrante que se estende para cima e satura tanto os espaços interiores em diferentes cores. Cada piso tem padrões impressionantes desse efeito e que refletem através do teto do lugar.
Cienna Ultralounge (destaque)
Localizado em Astoria nos Estados unidos, o Cienna Ultralounge une o que há de mais tecnológico com a simplicidade de se mesclar audio, luz e movimento para criar uma atmosfera criativa e envolvente. Entanto no local, os clientes são transportados para um mundo subterrâneo maravilhoso onde o design tem a forma de casulo de seda.
Um revestimento em couro capitonné cobre o teto e as paredes das baquetas semi-circulares e uma tela de fundo suntuoso faz com que as cortinas estalactites caiam do alto.são 88.888 (sim, oitenta e oito mil oitocentos e oitenta e oito) fios de acrílico foram divididos neste espaço com auxílio de um programa 3D e fixados em tufos dentro de cada botão. Iluminadas do alto por LED, esses tufos de fios de acrílico captam as cores fluorescentes durante seu movimento de rotação (sim eles também se movem). Além disso dá para melhorar? Sim! Esse movimento é sincronizado à música e misturam naturalmente na atmosfera o jogo de audio, luz e design para dar todo charme ao bar.
Aura Light & Sound Suite
Em East Meadow, estado de NY, esta discoteca cria um espírito de euforia com a conexão do design, jogo de luzes e música. Os aspectos visuais e acústicos são integrados em um espaço contínuo. Em dois pisos, o design moderno do ambiente vem por conta das luminárias utilizadas sobre a pista de dança. Esta área é banhada com néons através de uma instalação luminosa com estruturas metálicas que esculpem o teto. Para clarear, uma faixa de LED é desenhada para refletir diretamente no bar. No entanto, a composição vertical que formam as circunferências no teto ajudam a neutralizar o efeito do LED.
Ficou interessado em melhorar o projeto de iluminação de seu negócio? Saiba mais clicando aqui ou entre em contato conosco.
Merci, et à très bientôt!
Fotos: Restaurant & Bar Design, Ed Taschen