Phygital: já ouviu falar nesse conceito?

by Juliana Cândido Custodio
Você já Já ouviu falar em phygital?
Hoje, temos que nos adaptar a nova realidade do consumo: mais agilidade, menos toque, menos circulação.
Para isso, temos que pensar em como integrar os ambientes de lojas físicas cada vez mais próximos do universo digital. O objetivo disso é agilizar a compra, diminuir contatos, melhorar fluxo e processos de atendimento e passar mais segurança para a compra. E isso é de extrema relevância para o nosso cenário atual.
Mas, temos que pensar também em aproximar o ambiente físico e seus aspectos sensoriais dos ambientes digitais. O universo online, normalmente frio e mecanizado, deixa a desejar muitas vezes para aqueles que esperam uma experiência mais realista de compra, como toque de objetivos, ver o produto em mais detalhes, ter um atendimento mais personalizado.

Por isso, surgiu o Phygital.

Para entendermos o conceito, temos que compreender de onde ele surgiu. Phygital é uma junção dos termos physical (físico) e digital. Vem de ambiente de loja (pdv, ou ponto-de-vendas) e ambiente online.
Nesse novo conceito o foco é na união entre  ambiente e tecnologias para otimizar as compras. Mas, muitas vezes quando  O inverso também se aplica, aproximando o universo online do ambiente físico para dar mais confiabilidade para usuários ainda não tão habituados com compras online ou com aqueles que precisam se sentir próximos das marcas para comprar.
Por exemplo em uma livraria.
No ambiente físico, as pessoas tocam nos livros e objetos para conhecerem um pouco mais, interagirem, ler trechos dos materiais e terem mais segurança para a compra. Hoje, com a pandemia, o toque deve ser cada vez mais evitado e se realizado, medidas de higiene, com o famoso alcool em gel devem ser adotadas. Mas como evitar ou diminuir os contatos e continuar atendendo a necessidade de conhecer um pouco mais dos clientes? Um simples QR code poderia ser uma solução. Acesso aos conteúdos, de forma individualizada para cada consumidor, ficha técnica e detalhes na palma de sua Mao e com toque apenas em seu objeto pessoal: o celular.
No ambiente digital dessa mesma livraria também. A necessidade dos consumidores do universo online não é terem contato com mais informações possíveis? Por que não ter um atendimento mais personalizado para tirar dúvidas, fotos mais reais dos livros, mostrando espessura, capa, como é o conteúdo e tipografia, tipo de papel, etc?
Em simples ações podemos integrar e alinhar as experiências tanto no ambiente físico e no ambiente digital para criar um conceito de phygital.

Mas por que surgiu o phygital?

O phygital é um termo que une algo que um termo tão queridinho de profissionais de marketing não consegue.
Você já deve ter ouvido falar de omnichannel, certo? Omnichannel é considerar todos os canais de contato entre o cliente com a marca de uma forma integrados. No entanto, o que fica de fora desse conceito e é essencial para ter bons resultados das estratégias da experiência do cliente é o alinhamento das estratégias realizadas nesses canais.
Enquanto Omnichannel engloba o todo, o Phygital engloba o uso conjunto, dinamizando o contato, melhorando a experiência, porque permite o ALINHAMENTO. É trazer para perto do cliente a junção dos canais de forma que ele possa ter o que espera de informação e como espera de informação.
E isso não serve apenas para o marketing. A comunicação se beneficia, pois terá mais dados sobre processo de compra e que informações devem ser destinadas a cada etapa do processo de decisão e perfil de consumidor. As equipes de service design e de arquitetura podem projetar de forma mais integradas as soluções para otimizar ainda mais o fluxo de pessoas em uma loja, ou o serviço no ambiente digital. E, as equipes de atendimento tem mais liberdade para assessorar o cliente de fato e não mais apenas receber e atender já que as informações mais essenciais é possível por meio de outros artefatos.
Viu só como você pode melhorar ainda mais a experiência do cliente em sua empresa e de quebra ainda se adaptar as novas necessidades dos consumidores?
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