Marque contre marque. Quelle est la différence ?

by Juliana Cândido Custodio

Marca, logomarca e branding. Tem diferença sim!

Termos bonitos banalizam fácil, não é mesmo? E isso podemos ver claramente com branding, até mesmo para pessoas da área de comunicação e marketing. Para empreendedores também. E é exatamente por isso que resolvi escrever sobre essa diferença.

Cansamos de fazer propostas de trabalho por aqui que essa banalização de termos acaba prejudicando todo um processo. São projetos de branding solicitados e quando vemos é só uma “marca”que o cliente deseja, ou mesmo um projeto de experiência do cliente, e ele quer só melhorar o seu processo de atendimento.

Então, para parar de confundir alhos com bugalhos, precisamos desmistificar e definir logomarca, marca e branding e delinear as suas diferenças essenciais.

 

Mas afinal, qual é a diferença entre logomarca, marca e branding?

 

Logomarca é todo símbolo que designa uma marca. Pode ser composto de ícone, símbolos e tipografias que ilustram o que a empresa faz e deseja transmitir ao cliente. Serve para ilustrar produtos, serviços e diferenciar da concorrência. Mas logomarca é apenas o desenho gráfico.

Marca é o que diferencia uma empresa de outra. É o somatório de valores, comportamentos e o objetivo da marca que transcende o nome ou o logo que a representa. É a caracterização da empresa a partir de diversos itens que vão diferencia-lá da concorrência de forma genuína.

Branding é o processo de criar valor à marca. Por isso, branding é a marca, logomarca e tudo que a empresa faz e representa para os seus públicos, transcrita em forma de ações, comportamentos, que permitam que seu público a associe e imagine de forma distintiva e única no mercado.

Percebeu a diferença?

Enquanto o desenvolvimento de uma logomarca é apenas um desenvolvimento gráfico (que mesmo assim envolve muita pesquisa e técnicas para isso), uma marca envolve a empresa como um todo e precisa de um processo de cocriação, já que ninguém melhor do que a própria empresa para determinar o que é como ela quer transmitir sua essência para as pessoas.

Já o branding é um processo. Trata-se de um desenvolvimento estratégico que precisa de diversas etapas para ser completo e eficaz. E isso leva um certo tempo e diversas etapas.

 

Confira as etapas do desenvolvimento do branding:

 

1. Entender a fundo o público alvo
Para conhecer o público da empresa, é necessário desenvolver pesquisas de mercado. As pesquisas são meios para identificar e analisar perfil dos consumidores, prioridades, nível concorrencial e determinar oportunidades para o negócio. Sem uma boa pesquisa, tudo que é desenvolvido é a partir do feeling profissional, ou seja, a partir do conhecimento de uma única pessoa ou equipe, enviesado na realidade dela(s). É como ir ao médico e ele determinar uma virose te passar medicamentes sem sequer fazer exames.

2. Definir diretrizes estratégicas da empresa
Após o estudo de mercado, é necessário identificar as premissas que norteiam todas as ações da empresa. É importante definir quais são seus objetivos atuais e futuros, como deseja ser percebido amanhã pelo seu cliente e qual é a sua real razão de existir. Para isso são elaborados ou revistos a missão, a visão, e os valores da empresa.

3. Elaborar diferenciais e pontos de distintividade
Não basta conhecer o mercado e a empresa. É preciso se diferenciar!
Se diferenciar dentro de marketing não quer dizer apenas em um produto ou serviço ter características que se destacam diante da concorrência. Isso é importante, mas para a criação de uma marca forte, pode não ser o critério essencial para fornecer a percepção de valor que o cliente espera. É importante entender como o produto ou serviço da empresa se torna único em seu mercado e como ele se destacaria genuinamente de seus concorrentes e seria associado facilmente pelos clientes. Pode ser um ingrediente único, a forma de produzir, a atenção dos colaboradores, e espírito da empresa e diversos outros pontos que a empresa pode se destacar de verdade.

4. Definir o Brand Equity
Brand Equity é a construção de como a marca será associada e criará relacionamentos de valor com seus clientes. Trata-se de planejar todas as etapas de como os clientes associam uma marca conforme 5 ou 6 etapas, dependendo do método abordado.
Existem dois métodos pra construir o Brand Equity: a pirâmide de marca (do Keller e Aaker) e o prisma de marca (do Jean-Noel Kapferrer). Apesar de polígonos diferentes, as teorias são muito similares. Aqui na HappyTrack, preferimos trabalhar com Prisma de marca, pois ele trabalha melhor com as conexões entre marca e consumidor.

5. Elaborar a identidade visual e padrão da marca para a empresa
A etapa final do processo. Mais que uma logomarca é sua aplicação, o design de uma marca a partir do branding considera a criação de um padrão de identidade, de uniformidade, que permita que os públicos da empresa associem o que a empresa faz e quer transmitir ao cliente só de olhar para ela. É desenvolvido padrão de cores, tipografias, aplicações possíveis, elementos a serem utilizados nas artes gráficas, no ambiente, nas embalagens e em todo e qualquer material da empresa.

 

Modelo de Criação de branding – Keller e Aaker

 

Modelo de Criação de branding – Kapferer

 

Agora você já sabe, não é mesmo?
Na hora de solicitar seu orçamento, distingua se você quer uma logomarca, uma marca ou um projeto de branding de verdade.

Mais que diferença de valores, você sentirá também, diferença nos resultados. Uma simples logomarca vai representar visualmente sua empresa para seus clientes. O branding vai transmitir a alma do seu negócio para pessoas.

Agora que você já sabe a diferença, confira alguns de nosso projetos de BRANDING clicando aqui.

 

Merci, et à très bientôt!

 

Imagens: Blog Qualtrics e Pinterest

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