Você sabia que para criar uma estratégia de comunicação de forma eficaz você tem que ser capaz de criar uma conexão mais pessoal com seu público? É isso mesmo. Criando uma conexão e proximidade com o seu público (clientes principalmente) você conseguirá fazer com que a recepção de sua mensagem seja mais atrativa e seja retida com mais facilidade na memória?
Quer ver como?
Desde cerca dos anos 2000 qual é a grande tendência da alimentação das pessoas? Criar e manter hábitos saudáveis! Após o boom de fastfoods de comidas industrializadas e congeladas, fácil preparo, acessível em termos de preço e que acompanha a dinâmica das pessoas em suas rotinas loucas de casa para trabalho, faculdade, lazer, e por ai vai, o corpo sente. E muita gente sentiu com isso.
Aí, nessa época houve o início de uma busca em massa por bons hábitos de alimentação. E com isso, foi a vez também de algumas empresas do setor investirem. Não apemas na mudança de seus produtos e serviços. Mas quem já trabalhava com isso, principalmente no setor de frutas, verduras e legumes, viu a oportunidade de se posicionar de forma próxima e para satisfazer essa necessidade das pessoas.
Uma dessas empresas foi a Hortifruti com a sua campanha que se tornou viral. E o detalhe é que toda a comunicação foi desenvolvida só off-line, ou seja, nada foi utilizando a internet. utilizaram outdoors, muita comunicação nos pontos-de-vendas (leia-se: nas lojas) e depoimentos.
Depoimentos? Sim! Eles personificaram as frutas e legumes para elas darem os seus depoimentos. Esta estratégia apresentava laranja, jiló e maracujá, por exemplo, como os personagens das peças veiculadas em revistas e outdoor, que interagiam com os consumidores através de citações que atraiam a atenção do público.
Vamos destrinchar um pouco isso?
Para estabelecer a estratégia de comunicação foi necesário dois passos importantes: determinar os objetivos e os identificar onde se pretende chegar com isso. Tudo isso é feito já tendo em mente qual é o posicionamento do negócio. Se quer saber mais sobre isso, clique aqui.
O objetivo aqui é claro: atrair a atenção e se aproximar do público.
Resultado pretendido: estabelecer ou reforçar a simpatia pela marca e aumentar ataxa de lembrança.
Agora vamos ao principal: como isso foi feito?
A estratégia
A estratégia de comunicação utilizada foi personificar os produtos. Simples assim. A partir do momento que as pessoas enxergam marcas, empresas ou objetos como pessoas, há possibilidade de estabelecer uma conexão afeita entre elas. E só a partir da conexão afeitiva é que podemos desperatr um nível de memória maior. É como se as pessoas passassem a associar aquela marca, empresa ou objeto como elas, com sentimentos e com capacidade de serem compreendidas. É a tal da empatia.
Além disso, a personalidade das frutas, legumes e verduras foi associada a uma estrela capa de revista. E lógico, foi adicionada uma pitada de humor para deixar ainda mais marcante a comunicação.
Confira algumas peças criadas.
Mas criar boas estratégias de comunicação na prática?
É simples, fácil e você só precisa de: objetivos claros, saber o que se pretende com isso e pitadas de criatividade. Você pode usar até em suas redes sociais.
Chega de blá-blá e vamos ao que interessa? Dicas da Ju:
- Descubra um pouco mais sobre seus clientes: estilo de vida, expectativas, como associam sua marca ou seu produto, etc..
- Crie a persona do seu negócio. É isso mesmo. Se fosse para você definir as características principais dos seus clientes e que coubesse em uma só pessoa, ou seja, se fosse para você me dizer quem é o seu cliente, 1 só, quem ele seria?
- Personifique o seu negócio ou seus produtos. Se o seu negócio fosse uma pessoa, quem seria? Quais seriam suas caracteristicas, comportamentos, preferências…?
- Imagine como você pode criar argumentos que atraiam atenção dos seus clientes (representados pela persona) e se imagine como a pessoa que você diz que sua marca seria. Simples assim. Você não é mais uma simples marca, você é a uma marca ou produto com sentimentos, vontades e personalidade própria. Ah! Aqui muito cuidado! Não confunda com a sua. Sei que em pequenas empresa é mais difícil e pode ser o caso de uma ser indissociável da outra.
- Escolha os canais de comunicação onde você pode falar com sua persona.
- Agora o ponto chave: transmita a sua mensagem. Fale com sua persona. E aqui é a comunicação mais pessoal. Você não fala para todos e sim com aquele cliente.
Seus clientes vão se sentir mais especiais e você conseguirá estabeler uma conexão mais próxima com eles.
Fica a dica 😉
E se precisar de uma mãozinha em sua criatividade, conte conosco!
Merci, et à très bientôt!
Fotos: Agência MP, .