Como criar estratégias de comunicação eficazes? Case Hortifruti

by Juliana Cândido Custodio

Você sabia que para criar uma estratégia de comunicação de forma eficaz você tem que ser capaz de criar uma conexão mais pessoal com seu público? É isso mesmo. Criando uma conexão e proximidade com o seu público (clientes principalmente) você conseguirá fazer com que a recepção de sua mensagem seja mais atrativa e seja retida com mais facilidade na memória?

Quer ver como?

Desde cerca dos anos 2000 qual é a grande tendência da alimentação das pessoas? Criar e manter hábitos saudáveis! Após o boom de fastfoods de comidas industrializadas e congeladas, fácil preparo, acessível em termos de preço e que acompanha a dinâmica das pessoas em suas rotinas loucas de casa para trabalho, faculdade, lazer, e por ai vai, o corpo sente. E muita gente sentiu com isso.

Aí, nessa época houve o início de uma busca em massa por bons hábitos de alimentação. E com isso, foi a vez também de algumas empresas do setor investirem. Não apemas na mudança de seus produtos e serviços. Mas quem já trabalhava com isso, principalmente no setor de frutas, verduras e legumes, viu a oportunidade de se posicionar de forma próxima e para satisfazer essa necessidade das pessoas.

Uma dessas empresas foi a Hortifruti com a sua campanha que se tornou viral. E o detalhe é que toda a comunicação foi desenvolvida só off-line, ou seja, nada foi utilizando a internet. utilizaram outdoors, muita comunicação nos pontos-de-vendas (leia-se: nas lojas) e depoimentos.

Depoimentos? Sim! Eles personificaram as frutas e legumes para elas darem os seus depoimentos. Esta estratégia apresentava laranja, jiló e maracujá, por exemplo, como os personagens das peças veiculadas em revistas e outdoor, que interagiam com os consumidores através de citações que atraiam a atenção do público.

 

Vamos destrinchar um pouco isso?

Para estabelecer a estratégia de comunicação foi necesário dois passos importantes: determinar os objetivos e os identificar onde se pretende chegar com isso. Tudo isso é feito já tendo em mente qual é o posicionamento do negócio. Se quer saber mais sobre isso, clique aqui.

O objetivo aqui é claro: atrair a atenção e se aproximar do público.

Resultado pretendido: estabelecer ou reforçar a simpatia pela marca e aumentar ataxa de lembrança.

Agora vamos ao principal: como isso foi feito?

 

A estratégia

A estratégia de comunicação utilizada foi personificar os produtos. Simples assim. A partir do momento que as pessoas enxergam marcas, empresas ou objetos como pessoas, há possibilidade de estabelecer uma conexão afeita entre elas. E só a partir da conexão afeitiva é que podemos desperatr um nível de memória maior. É como se as pessoas passassem a associar aquela marca, empresa ou objeto como elas, com sentimentos e com capacidade de serem compreendidas. É a tal da empatia.

Além disso, a personalidade das frutas, legumes e verduras foi associada a uma estrela capa de revista. E lógico, foi adicionada uma pitada de humor para deixar ainda mais marcante a comunicação.

Confira algumas peças criadas.

 


Mas criar boas estratégias de comunicação na prática?

É simples, fácil e você só precisa de: objetivos claros, saber o que se pretende com isso e pitadas de criatividade. Você pode usar até em suas redes sociais.

Chega de blá-blá e vamos ao que interessa? Dicas da Ju:

  1. Descubra um pouco mais sobre seus clientes: estilo de vida, expectativas, como associam sua marca ou seu produto, etc..
  2. Crie a persona do seu negócio. É isso mesmo. Se fosse para você definir as características principais dos seus clientes e que coubesse em uma só pessoa, ou seja, se fosse para você me dizer quem é o seu cliente, 1 só, quem ele seria?
  3. Personifique o seu negócio ou seus produtos. Se o seu negócio fosse uma pessoa, quem seria? Quais seriam suas caracteristicas, comportamentos, preferências…?
  4. Imagine como você pode criar argumentos que atraiam atenção dos seus clientes (representados pela persona) e se imagine como a pessoa que você diz que sua marca seria. Simples assim. Você não é mais uma simples marca, você é a uma marca ou produto com sentimentos, vontades e personalidade própria. Ah! Aqui muito cuidado! Não confunda com a sua. Sei que em pequenas empresa é mais difícil e pode ser o caso de uma ser indissociável da outra.
  5. Escolha os canais de comunicação onde você pode falar com sua persona.
  6. Agora o ponto chave: transmita a sua mensagem. Fale com sua persona. E aqui é a comunicação mais pessoal. Você não fala para todos e sim com aquele cliente.

Seus clientes vão se sentir mais especiais e você conseguirá estabeler uma conexão mais próxima com eles.

Fica a dica 😉

E se precisar de uma mãozinha em sua criatividade, conte conosco!

Abraços e até a próxima!

 

 

Fotos: Agência MP, .

 

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