Ontem, fui convidada para ministrar uma oficina na UFscar sobre um tema que eu adoro: Pitch.
Mais que uma boa apresentação, um bom Pitch é uma arte para o convencimento sobre o melhor negócio naquele momento: o seu.
Apenas uma estrutura padrão, um visual bonito e boas ideias não são suficientes. Um bom Pitch precisa se conectar com o emocional, manter o engajamento com um storytelling muito bem amarrado e finalizar com provas racionais.
E sabe por que eu gosto tanto? Porque para mim esse sempre é um #desafio a cada apresentação.
Sempre muito tímida, que fala apenas o essencial, mas que observa muito, não entendia o porque desde cedo em apresentações de trabalhos de escola e depois na faculdade, os colegas sempre olhavam pra mim: “Juliana apresenta”. Não era uma escolha. Era uma imposição rs.
As primeiras apresentações para pequenos empreendedores em auditórios lotados aos 19 anos para apresentar alguns programas da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação SA, naquela época apenas Curitiba SA, com seus programas em parceria com o SEBRAE (também não foi escolha minha não 😂!
Depois foram bancas, seminários no mestrado e nas aulas quando comecei como professora universitária aos 24 anos… palestras e treinamentos em empresas, mestre de cerimônias até em idioma diferente e hoje com a HappyTrack® já recebi até prêmios de destaque em concursos de Pitch.
E por que conto isso?
Porque uma coisa eu aprendi: um bom Pitch ou apresentação é muito mais que uma boa oratória sozinha. Não é o nome do palestrante que faz nem o tanto que ele gosta de falar, não é o tema, não é apenas um belo visual, nem só uma excelente ideia.
Obs: Um negócio/tema com argumentos que param em pé é fundamental, mas isso você já sabe, né? 😉
Mas um bom #Pitch, #apresentação ou mesmo #palestra é aquele que se tem o domínio de 3 elementos essenciais: CONTEXTO + CONTEÚDO + COMUNICAÇÃO.
O domínio do #contexto é conhecer com profundidade sobre onde, como, porque e pra quem é a apresentação. Isso influencia no como ela deve ser e em sua abordagem. E isso muda a cada apresentação.
O domínio do #conteúdo é o nível de conhecimento que você tem que ter para passar suas informações com segurança e credibilidade.
E, o domínio e controle da #comunicação é a arte da oratória e eloquência, é saber como projetar a voz para cada público, como ter a postura e os códigos adequados para cada situação.
A partir do momento que a gente domina esse tripé com naturalidade, conquistamos espaço por nos aproximarmos pela capacidade de conexão que geramos com o outro (e acredito que era isso que as pessoas viam que eu compreendia bem). Isso é o ponto mais genuíno e o que dá mais da retorno num bom Pitch.
E a última dica é: não existe timidez, bloqueio ou medo que deva travar você a fazer Pitchs. Todo mundo é capaz. Mas, só vai conseguir quem tem a coragem de ousar e de se arriscar !
Então, se joga, vai e arrasa! 😉