Muitas empresas utilizam o sistema de delivery hoje como diferencial de serviço, ao contrário de outras que necessitam desse tipo serviço para seu funcionamento. Você já parou para pensar em todos os pontos que esse sistema envolve?
Abaixo, apresentamos cinco passos que devem ser pensados antes da implementação desse tipo de serviço.
1. ENTREGAR OU NÃO ENTREGAR?
Em primeiro lugar, avalie se o serviço de entregas será um diferencial em relação aos seus concorrentes. Também é importante verificar se a opção por receber a mercadoria diretamente em casa é proveitosa para os seus clientes.
Se o produto tem um valor agregado muito baixo, o preço do serviço pode desmotivar sua utilização. É fundamental analisar ainda os custos que terá com a implementação do delivery: gasto inicial, compra e manutenção de veículos, funcionários etc.
2. QUE TIPO DE VEÍCULO DEVO USAR?
Para decidir como fazer a entrega, é preciso analisar as características dos produtos, como tamanho, peso e cuidados especiais (fragilidade, controle de temperatura, valor médio).
Exemplo: para transportar objetos grandes ou bichos de estimação, são necessários carros ou caminhões. Já objetos menores, ou perecíveis, como refeições, requerem a velocidade e a flexibilidade das motos.
3. TERCEIRIZAR OU NÃO?
Criar uma frota particular só vale a pena se a área de atendimento for restrita. Não se esqueça de dimensionar sua estrutura de acordo com o tamanho do negócio.
4. COMO TORNAR CONHECIDO O DELIVERY?
É fundamental divulgar na própria loja e no site da empresa. É possível tirar proveito de anúncios em publicações locais, como jornais e catálogos.
5. COMO ORGANIZAR ROTAS?
Se for entregar em muitas regiões, vale a pena instalar um software que sistematiza pedidos e trajetos. No caso de rotas restritas, dá para resolver com um sistema de planilhas e ferramentas gratuitas, como o Google Maps.
FONTE: http://revistapegn.globo.com/Revista/Common/0,,EMI145671-
17157,00-COMO+CRIAR+UM+SISTEMA+DE+DELIVERY.html