Diante da necessidade da construção de diferenciais competitivos para a marca, vamos discutir um pouco sobre como criar associações de marca de um estabelecimento de Foodservice a partir dos relacionamentos que a empresa mantém com seus clientes.
Para muitas pequenas empresas, a marca é apenas um logotipo que identifica e diferencia de outros estabelecimentos ou mesmo de outras ofertas propostas pelos concorrentes. Engana-se quem pensa assim!
Uma marca representa o significado dos produtos, diminui o risco percebido para a compra e também garante que a expectativa do consumidor, em relação a uma promessa feita por meio da comunicação, pode ser atendida.
No setor de Foodservice, a marca assume diversas funções importantes. Uma delas é criar uma identidade que permita associações e formação de uma imagem favorável ao negócio, transmitindo seus principais diferenciais e aspectos relevantes para o consumidor, como sortimento, preço, localização, qualidade, serviços agregados e bom relacionamento com os clientes.
Assim, as pequenas empresas devem considerar suas marcas como um símbolo que produz diversas associações e que beneficiam seus negócios. Se um cliente vai até seu estabelecimento e teve uma boa experiência, gostou dos pratos e bebidas que consumiu, teve um bom atendimento e uma percepção do ambiente, ele fará uma associação positiva entre as principais características que para ele se sobressaíram no momento em que estava lá e a marca de seu estabelecimento.
Essas associações são feitas por meio das percepções que os clientes têm a respeito de determinados atributos, benefícios ou proposta de valor da empresa. Ou seja, se um cliente acredita e associa que sua empresa é a melhor da cidade, ou que seu estabelecimento é o que oferece preço mais adequado ao que ele busca, ou ainda se é o local mais acessível ou aconchegante, por exemplo, é porque ele percebeu elementos da sua empresa que condizem com essas características.
Mas se você acha que não tem um diferencial marcante (na sua opinião), garanta que este diferencial esteja na sua maior força competitiva: o relacionamento que você pode manter com seus clientes.
Como as características distintivas ou diferenciais em pequenas empresas podem não ser tão perceptíveis diante da concorrência, muitas vezes o ponto para uma associação positiva feita entre o seu negócio e o seu cliente é o relacionamento que você mantém com ele.
Se trata do atendimento, mas não apenas com a cordialidade, mas sabe aquele seu jeitinho de falar com o cliente e fazer com que ele se sinta especial naquele momento? Então. É exatamente isso que vai se sobressair na percepção dele e é isso que ele vai associar a sua marca. Por isso, a gestão dos relacionamentos entre a empresa e seus clientes podem se tornar uma vantagem competitiva.
A proximidade no contato, a facilidade em identificar e atender necessidades pontuais, assim como manter um diálogo constante com os clientes são algumas das formas utilizadas para realçar a capacidade da sua pequena empresa em criar e manter relacionamento de forma superior, ou seja, ser perceptível como melhor que seus próprios concorrentes no trato de sua clientela.
Manter bons relacionamentos: um simples gesto que pode trazer enormes benefícios para sua marca! Lembre-se disso.
E se precisar de um auxílio para impulsionar seus relacionamentos, tanto com clientes, colaboradores ou mesmo fornecedores e melhorar a percepção que o seu cliente tem de você, entre em contato conosco!