Não tem nada mais tradicional que começar o ano com uma nova lista de objetivos e metas, não é mesmo? mas, como determinar bons objetivos?
Para responder a esta questão, devemos estabelecer algumas regrinhas básicas. Então, confira aqui as dicas:
1. Primeiro, tenha foco no longo prazo.
Começar determinando onde se quer chegar realmente no futuro é ideal para estabelecer objetivos coerentes. Pensar num futuro distante nos ajuda a alinhar tudo o que vamos fazer no nosso dia-a-dia para chegarmos perto do resultado esperado o mais rápido possível. E nos negócios isso não é diferente. Focar no longo prazo permite alinhar a empresa, criar ações consistentes e ter mais direcionamento de todos os recursos para se chegar lá. Economia de tempo, dinheiro e resultados na certa!
2. Crie objetivos mensuráveis
De nada adianta sabermos o que queremos se não conseguimos analisar se realmente chegamos lá! A razão é simples: só atingimos plenamente um objetivo quando conseguimos mensurar seus resultados.
Vamos exemplificar com o o objetivo mais recorrente em todas as listas de metas pessoais de início de ano: perder peso. Chegando ao final do ano, se eu perder 500 gramas eu atingi esse objetivo tanto quanto se eu perder 20 quilos, afinal perdi peso. A diferença está no limite que dei para isso.
Nos negócios, saber se você quer aumentar o faturamento de 10 ou 100% , contratar 1 ou 20 colaboradores, abrir mais 1 ou 50 novas lojas é crucial para ter ações consistentes. E esse objetivo também possa ser realizável. Afinal, de nada adianta sonhar muito distante da realidade. A frustração e a probabilidade de desistência serão muito maiores se você não tem claro os resultados concretos possíveis.
3. Estabeleça prazos
Uma situação muito comum é criar objetivos sem deixar claro quando se quer ter o resultado. Voltando ao exemplo de peso, se eu coloco como objetivo que quero perder 20 quilos preciso estabelecer se quero isso em 3 meses, 6 meses ou 1 ano. Isso vai fazer mudar suas estratégias para emagrecer, sua dieta e até seus hábitos e rotina.
Na sua empresa é a mesma coisa: se você quiser expandir, você tem que se dar um prazo para isso. Você vai ser mais ágil e mais focado na obtenção de recursos, você conseguirá mobilizar sua equipe com mais energia e vai fazer todos estabelecerem ações, rotinas e metas diárias para isso.
Vamos recapitular?
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Abraços e até o próximo post!