Diferentes localizações pedem diferentes estratégias também. Onde a adequação ao público é fundamental, tanto no estilo de vida, preferências quanto na demanda, adequações são necessárias para quem quer abrir novos empreendimentos. Para isso, confira o que o Restaurante Léon de Bruxelles fez para entrar no competitivo mercado de Lyon, na França.
No meio de tradicionais bouchons de Lyon, aqueles pelos bistrôs para se comer muito bem e barato localizados nas ruas de Lyon, restaurantes italianos, japoneses e hamburguerias, foi nesta região que a marca escolheu para se instalar. Então como se diferenciar e atrair a atenção do público para uma brasserie tradicional belga?
Foi aí que eles viram a oportunidade para se transformar em conceito tradicional de brasserie de periferia, para ter um preço mais acessível, e ser um espaço aconchegante e que siga as tendências para um ambiente agradável para os clientes no almoço.
Para os apressados
Com um conceito nada de revolucionário, eles se adaptaram aos gostos e necessidades da clientela. Com 350m2, contra os 600m2 tradicionalmente utilizados, eles disponibilizam 120 lugares em seu interior e um terraço com mais 70.
A decoração tem ares de sua fundação, mas com traços e detalhes mais modernos e com toques industriais. Isso permite deixar um ambiente clean e com atmosfera mais prática que aconchegante conotando refeições práticas e mais rápidas do que nas brasseries tradicionais. Para isso o ambiente também teve seus ajustes neste contexto. As paredes são revestidas com grandes peças cerâmicas brancas. O piso e as mesas são feitos com madeira bruta. Já as escadas, luminárias e cadeiras são em metal, com destaque para verde nos detalhes (para seguir a marca, é claro).
Além disso, para se adaptar ao meio bem urbano, o restaurante teve que trabalhar sua oferta. O negócio possui vendas no balcão para levar, com destaque para uma abertura específica para isso que dá diretamente para a rua. Agilidade no atendimento garantida, além de destacar a oferta e facilitar a compra para o cliente.
O menu foi reduzido para agilizar o preparo e o serviço, tendo um destaque para as fritas: servidas em todos os pratos e à vontade como acompanhamento. No mesmo modelo, mesmo sendo um restaurante com conceito mais rápido, a boa recepção estilo europeu não falta, com covert (cesta de pães à vontade desde a chegada do cliente.
Destaques do conceito:
- Conceito adaptado à demanda de centros urbanos
- De um restaurante tradicional a um restaurante ágil com snack e fritas para levar
- Oferta diferenciada na localização escolhida
Abraços e até a próxima!
Fonte: NEO Restauration, ed.514
Imagens: Léon de Bruxelles e Hotellarie-Restauration