Dicas para manter a Qualidade em Restaurantes de Localização Turística

by Juliana Cândido Custodio

Confira o vídeo e nossas dicas sobre como a localização não deve influenciar na qualidade de produtos e serviços e  como bom atendimento pode melhorar a sua reputação e auxiliar a escolha dos clientes!

 

Parece até um exagero no que vou dizer mas infelizmente é a realidade: restaurantes localizados em regiões turísticas muitas vezes deixam a desejar na qualidade! E não é só qualidade de atendimento que estou falando. Não raras vezes, falta qualidade até mesmo na seleção dos produtos que irão servir e no preparo dos pratos (o efeito microondas rola solto).

Comecei a reparar nisso quando, em Paris, vi que muitos amigos parisienses de fato nunca frequentavam restaurantes em localização muito turística. Nem precisei questionar o motivo e já me deram a resposta: “este restaurante não frequento, é muito turistico e servem n’import quoi” (expressão para ‘qualquer coisa’). Para muitos, isso chega a ser sinônimo. E sabe do pior? Que conversando com alguns proprietários e gestores de estabelecimentos assim por lá, a grande preocupação deles é sim o fluxo de pessoas e não a qualidade. Querem agradar o maior número de pessoas possíveis, com cardápios enormes, ambiente pouco conservado (e aqui não digo apenas em estado dos móveis e artefatos, mas falo de limpeza também) e atendimento que deixa a desejar. E aí, muitos turistas ainda reclamam: “os franceses são frios e mal-educados, não é mesmo?”

Mas isso não apenas em Paris que acontece não. Vemos em todo e qualquer lugar muito turístico: o fluxo está acima da qualidade. Essa é a realidade para quem viaja e muitas vezes acaba só conhecendo a rota turística e escolhe por fluxo sim. Mas não é a regra! Alerto: existem sim excessões! E que bom, pois são excelentes excessões!

Mas o motivo disso é a questão relacionada ao foco no retorno financeiro e não na satisfação do cliente como algo prioritário. A satisfação do cliente deve ser o alvo neste tipo de negócio, pois aí sim a satisfação vai gerar a predisposição do cliente em pagar e, também, voltar ao restaurante e falar bem, indicar, dar avaliações positivas ao local que frequentou. E sabemos que, atualmente, os aplicativos e sites de viagens são as maiores fontes de pesquisa de bares e restaurantes antes e durante viagens. O cliente pesquisa, vê as avaliações e reputação do estabelecimento que esta dentro de seus critérios de escolha como localização, preço e opções de menu, compara com outros e realiza enfim a sua escolha.

Então confira abaixo algumas dicas para você não errar nesta ma filosofia de que fluxo é “tudo para seu restaurante”:

 

1) Evite cardápios enormes: principalmente se seu estabelecimento é pequeno, sabemos que não há como a cozinha dar conta da produção de uma grande quantidade de pratos. Alguns acabam faltando no cardápio, o que é péssimo para você e para o cliente, e outros acabam não sendo frescos. Ou melhor, sendo servidos à base do efeito microondas para os clientes. Priorize o que você pode servir com qualidade, oferecer pratos com produtos locais e acessíveis para você ter sempre à disposção, menu reduzido para você conseguir gerenciar seu estoque e facilitar a escolha do cliente também.

 

2) Não se preocupe em agradar todo mundo: Ninguém consegue agradar a todos. Cada um tem sua preferência, gostos e prioridades e na hora de escolher um bar ou um restaurante, vai priorizar esses critérios pessoais. Então se você não focar em algo que consiga fazer bem e em um público mais específico, não vai conseguir concentrar seus esforços. Você gastará a energia e o tempo de sua equipe de forma muito dissipada e com isso todo seu serviço e seus pratos podem ficar com qualidade prejudicada, afinal, cadê o foco em sua especialidade se você não a tem? Segmente seu mercado, priorize o que faz de melhor e não se preocupe em não agradar a todos. Quem tenta agradar todo mundo acaba não agradando ninguém no longo prazo.

 

3) Priorize sempre a satisfação de seu cliente, não o volume: Reputação é tudo, e por isso, nada melhor que uma boa experiência vivida em seu restaurante para que seu cliente saia por aí falando bem de você, não é mesmo? Atenda todos os clientes bem, independente do movimento que você possa ter naquele momento. Se não conseguir manter a rotina e a qualidade do serviço devido à demanda, mude de forma estratégica e seja rápido(a) na sua decisão (no próximo artigo trarei um exemplo claro disso). Otimize os seus processos, trabalhe motivado e com bom humor para passar isso para sua equipe e saiba que todos os clientes devem ser tratados como você gostaria de ser tradado na mesma situação. Não se esqueça disso!

 

Araços e até a proxima!

 

Destaque: Pixabay

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