Como tornar seu restaurante mais competitivo?

by Juliana Cândido Custodio

Ser um bom restaurante, não é só oferecer um cardápio variado e de qualidade, um ambiente agradável e um bom atendimento aos clientes. Sim, isso é fundamental. Mas para ter um restaurante competitivo isso tudo é regra e não excessão: é o que todos fazem e devem fazer.

No entanto, você já deve ter percebido que está cada vez mais difícil fidelizar os clientes. E sabe por quê? Não é você que pode estar fazendo algo errado (não vamos partir desse pressuposto). É que hoje em dia há tantas opções para os clientes, que o hábito de frequentar o mesmo local sempre, deve trazer algo de realmente justificável na percepção de valor e diferencial para ele. O que fala mais alto nos dias de hoje é o comportamento de zapear para conhecer lugares. Acredito que até você deve fazer isso às vezes. E nessa, o seu cliente tem contato com seus concorrentes,  começa a distinguir o que é bom e o que não é, conhece outros benefícios, outras vantagens e começa a te comparar. E aí vem a questão: como ser competitivo e se diferenciar da concorrência?

Para começar a esclarecer um pouco sobre isso, você tem que acreditar que a diferenciação em negócios de alimentação fora do lar deve sempre existir para o sucesso do negócio. E, para isso, temos que trazer à tona crenças comuns nesse setor que devem ser desmistificadas:

  1. de que negócios do setor de alimentação fora do lar, ou foodservice, são negócios certeiros em resultados, pois sempre haverá cliente disposto a comer;
  2. são os negócios mais fáceis de se montar e gerenciar;
  3. qualquer um pode criar um negócio no setor de foodservice.

Então, vamos por partes. A primeira crença é uma das mais absurdas ao meu ver, pois se você não oferece algo de qualidade para o cliente, ninguém vai querer comprar. Ou pelo menos, quase ninguém. A qualidade é você saber oferecer algo que satisfaça as necessidades de seu cliente.

Se você ainda acredita que negócios de foodservice dão resultados sempre, só responde uma coisa: por que negócios do setor de foodservice são os que mais fecham as portas todos os anos, antes mesmo de completarem 2 anos no mercado? Bom, mais já iremos nos aprofundar nisso.

A segunda crença de que negócios de alimentação são fáceis de montar também deve cair por terra. Não é fácil. Exige muito mais que investimento. Há necessidade de se ter um projeto, conhecer se o projeto é viável, identificar a localização adequada, conhecer o público, se adequar às normas, e muito mais.

Já a terceira crença, de que qualquer pessoa pode montar um negócio de foodservice, eu digo que a resposta a essa crença é sim e não. Sim, pois não há necessidade de uma qualificação específica, ou investimento mínimo. Há quem inicie com o mínimo e assim começa a se estruturar e a crescer. Há quem, mesmo sem estudo ou mesmo sem saber cozinhar, consegue montar um império. Já deve ter ouvido falar ou assistido ao filme sobre o McDonald’s, certo?!  No entanto, acima disso, há necessidade de algo que nem todos têm: vontade de aprender e de projetar o sucesso de um negócio.

Mais que um ambiente de diversão, que une o lazer ao trabalho, ou vice-versa, criar um bar, um restaurante ou qualquer outro negócio no setor de foodservice exige muito. E, principalmente, muito de informações sobre o setor, sobre os clientes, sobre gestão e muito mais para ter estratégias que sejam eficazes no negócio.

E, para ter estratégias que promovam o sucesso de um negócio nesse setor é fundamental conhecer as prioridades de seus clientes. Tornar um bar ou um restaurante competitivo é possível apenas quando sabemos como e o que devemos oferecer para os clientes transformando nossa oferta em proposta de valor para eles. O objetivo disso é saber como agregar valor, satisfação e prazer aos clientes em relação ao hábito de comer fora de casa, e com isso atingir os resultados que você espera para o seu negócio.

Mas como gerar valor para o seu cliente e ter vantagem competitiva?

Você pode tornar seu negócio irresistível quando conseguir criar essa proposta de valor. Assista ao vídeo para saber mais sobre isso.

 

O valor para o cliente pode estar em sua vantagem competitiva. A vantagem competitiva vem de habilidades especiais que se adequam ao contexto da empresa e à maneira pela qual ela reage aos movimentos externos do mercado. É aquilo que só você saber fazer ou oferecer para o cliente, mas não está necessariamente em sua comida ou bebida. Pode ser algo que você faça bem, que agrade o cliente nas suas expectativas, seu ambiente, sua localização, seu atendimento, o que você oferece como benefício, entre diversas outras coisas que você pode ter como diferencial. Mas acima de tudo, é o que vai permitir que o seu cliente te reconheça como O ESTABELECIMENTO, ou seja, aquele lugar que oferece isso melhor do que os outros. Além disso, o valor para o cliente permitirá que ele diferencie sua oferta da concorrência. Mas para isso, nada melhor do que ter informações sobre os clientes e sobre seu setor.

Informações sobre o negócio e sobre o setor se tornam essenciais para garantir o sucesso das estratégias que se planejam e propiciar a criação e a gestão dessas habilidades especiais. Essas habilidades são embasadas no que a empresa sabe fazer de melhor. Mas, sem as informações sobre seus clientes, fica inviável a criação de ações que sejam realmente eficazes e que possam proporcionar a melhor experiência de compra para eles e garantir sua competitividade.

Para isso, há necessidade de uma perspicácia para obter informações valiosas sobre a empresa e sobre seu cenário de atuação, para ter soluções que garantam o alcance dos resultados esperados.

Quanto mais especializado é o conhecimento sobre um cenário de negócios, melhores serão as informações e análises realizadas, e com isso, as estratégias criadas poderão ser realmente eficazes.

Para isso, a Consultoria Análise.com alia o seu método exclusivo a sua especialização no setor de Foodservice para oferecer as melhores soluções em estratégia e marketing para os negócios desse setor. A partir de informações estratégicas, planejamento e gestão de riscos, você poderá tornar seu restaurante mais competitivo!

O foco da Consultoria Análise.com é promover o desenvolvimento sustentado de negócios ligados à alimentação fora do lar por meio de diagnóstico estratégico e recomendações gerenciais que visam o crescimento da empresa no mercado. Além disso, a empresa oferece atividades de apoio a serviços que agregam valor aos nossos clientes e permitam o aperfeiçoamento de suas atividades e serviços prestados.

Para saber mais, entre em contato e agende um atendimento já!

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