Você está com alta rotatividade de funcionários? Tem reclamações de clientes e baixa qualidade no que oferece? Você sabia que isso pode estar associada à motivação de sua equipe?
Muitas vezes, nos deparamos com avaliação de colaboradores conforme rendimento, desempenho de suas atividades diárias e cumprimento de deveres e obrigações. Mas você já parou para pensar que esta avaliação só considera o seu negócio e não o colaborador e sua motivação ao trabalho? Sim, é isso mesmo. Você pode estar vendo seu colabolador apenas como uma peça de uma engranagem. Você não o vê como alguém que ajuda a alavancar seu negócio. Como um co-la-bo-ra-dor de fato.
Quando se avalia um colaborador, geralmente o gestor leva em consideração o seu trabalho. Avalia rendimento. Avalia cumprimento e desempenho de tarefas. Avalia resultados. Isto é avaliar apenas o final de um processo. É avaliar apenas o que a sua empresa precisa deste colaborador.
Mas você já pensou pelo lado da motivação dele em relação à realização de seu trabalho? Em bares e restaurantes, onde a rotina é pesada, o trabalho é duro, os horários ingratos e tem que se ter pique para o corre-corre e estresse, o nível de motivação que o seu colaborador deve ter com o que ele faz deve ser altíssimo para manter padrões de qualidade, um bom relacionamento com a equipe, e um bom atendimento aos clientes.
A motivação de seus colaboradores pode ser um mero reflexo de como você os trata.
Sabemos que ninguém motiva ninguém, pois motivação é algo interno, pessoal e depende dos objetivos que as pessoas têm em relação a algo. Mas essa motivação pode ser conquistada, lapidada em forma de reconhecimento e valorização do trabalho realizado.
Trata-se fazer com que o colaborador tenha um sentimento de pertencimento àquela empresa. É como se ele entendesse a sua importância ali. Mas isso, apenas quando o colaborador que estiver ao menos direcionado com o que realmente gosta de fazer e não com o que você quer que ele goste. Se não, vale a pena buscar novas soluções para ele.
Por exemplo, você já observou que o seu nível de confiança e exigências pode ser diferente com colaboradores que exercem a mesma função? Na sua cozinha, você pode ter dois assistentes, mas de um você cobra sempre mais e você espera sempre mais. Do outro, você exige menos. Qual é a diferença? O que isso influencia?
A maior diferença é como você vê o seu colaborador e o quanto você aposta nele. Se você vê potencial no funcionário, você deposita automaticamente mais responsabilidades a ele, pois você também acredita que ele queira isso e que ele se sentirá valorizado com isso. E no outro que às vezes gostaria de ser reconhecido, você não vê oportunidades. E isso influencia na motivação de cada um e no seu rendimento também.
Às vezes, uma cobrança que pode parecer ponto de motivação para o gestor acaba sendo fruto de insatisfação com o trabalho de colaboradores. O que é motivo de oportunidade de crescimento para o colaborador, a partir da percepção do gestor, pode ser percebido como pressão se o seu funcionário não estiver alinhado com essa pretensão de crescimento. E isso gera frustração e insatisfação. Insatisfação gera baixa qualidade de trabalho. Baixa qualidade de trabalho gera produtos e serviços ruins.
Por isso, é necessário conhecer as aspirações profissionais de cada colaborador para poder ponderar o que você deve esperar de cada um em suas funções e como deverá mantê-los satisfeitos com a empresa. Esse conhecimento permitirá que você ofereça oportunidades, exija mais, dê mais responsabilidades para aquele colaborador que deseja realmente crescer no seu negócio.
Eu mesma já tive chefes que me cobravam demais. Eu nunca entendia o motivo de não cobrarem da mesma forma resultados de meus colegas que exerciam as mesmas funções e que não apresentavam nem metade de meus resultados. Como isso era possível?
Em um dos trabalhos que amava realizar, não ligava para isso. Tinha mais trabalho que os outros, era cobrada mais, ganhava o mesmo que os outros, mas adorava. Eu buscava oportunidades. E conseguia. Já em outro emprego, fazia as mesmas atividades que os colegas, era cobrada mais, ganhava até mais que os outro, mas havia uma exigência maior. Por quê? Eu me perguntava: “mas por que justo eu recebi esse novo cargo promoção ou tarefa sendo que nem queria ou nem faz parte de minha expertise?”. E isso, gerou insatisfação com o trabalho e não um aumento de vínculo e engajamento para ficar. Simplesmente porque eles viam oportunidade em mim. Mas eu não via mais oportunidade para mim naquela empresa. Até que resolvi sair.
E isso pode acontecer com seu colaborador se você não souber bem aproveitá-lo.
Em bares e restaurantes, como aumentar a motivação dos colaboradores?
Em bares e restaurantes manter a motivação de colaboradores é um grande desafio. Para isso, o primordial é ter conhecimento da equipe.
Eu já trabalhei em restaurantes em que o gestor passava batido por uns. Não cobrava demais, ajudava na medida do possível, mas exigia bons resultados. Esses eram aqueles que eram identificados como empregados em “trampolim profissional”. Cobrança sim. Pressão excessiva não.
Para outros, esse mesmo gestor dava oportunidades mesmo inesperadas. Se a hostess quisesse mudar de profissão, era incentivada a realizar estágio em outras atividades para aprender e ver se realmente gostava daquilo. Se o assistente de cozinha não estava satisfeito, logo era chamado para analisar outra possibilidade de recolocação. E eram cobrados, e muito, por bons resultados.
Tinha plano de carreira? Tinha sim e isso ajuda muito. Mas uma coisa havia de especial neste restaurante. Apesar de ser uma grande equipe, com 140 colaboradores, o gestor conhecia todos pelo nome, realizava reunião e pesquisas periódicas. Com isso era fácil manter a motivação e a união no trabalho. Resultado? Restaurante de sucesso, bom atendimento e equipe unida. A média de tempo que cada colaborador ficava na empresa (equipe de sala) era 2 anos. Acima da média para a região. Não é à toa que é um dos restaurantes mais conhecidos e reputados de Paris.
A questão é que a expectativa da chefia não deve ser confundida com as aspirações de carreira de seu funcionário. Se o funcionário não busca crescimento no que faz, por diversos motivos, uma simples cobrança pode acabar virando insatisfação e frustração. O que era para ser estímulo e motivação para a busca de melhores resultados pode cair por terra.
Então o que fazer?
O cuidado com a motivação de colaboradores no trabalho deve ser maior ainda no universo de bares e restaurantes onde sabemos que há muita rotatividade. No Brasil, há pouca profissionalização, principalmente para equipe de atendimento, que acaba caracterizando a atividade como um trampolim para outros projetos profissionais.
Para evitar isso em sua empresa, garantir a satisfação de seus colaboradores com o trabalho e a estabilidade de uma equipe altamente eficaz, conheça melhor seus colaboradores. Entenda suas aspirações. Conheça primeiro o que eles esperam de suas atividades antes de impor patamares diferentes entre eles por expectativas suas.
Treine sua equipe. Promova workshops, cursos de reciclagem e atividades de aperfeiçoamento. Tudo isso permite motivar sua equipe, melhora o clima de trabalho e, de quebra, você terá melhores resultados na produção de seus pratos e no atendimento de seus clientes.
Para realizar um treinamento de sua equipe para melhorar o atendimento, ter boas práticas na cozinha ou mesmo realizar uma pesquisa com seus colaboradores, venha conversar com a gente. Com pequenas ações você pode melhorar o clima de trabalho e os resultados de seu negócio. Teremos as melhores soluções para você e para sua equipe!
Abraços e até a próxima.