Será que você tem perfil para ser gestor de um negócio no setor de Foodservice?

by Juliana Cândido Custodio

Não é pra menos que muita gente tem o sonho de montar um bar, um restaurante ou mesmo uma casa de doces para chamar de sua. O Foodservice é o setor da economia que mais cresce. Além disso, o brasileiro gasta em média 30% de sua renda com alimentação. Mas, será que para empreender neste setor há necessidade de se ter perfil ideal?

Antes de discutirmos o perfil temos que entender por que muitos estabelecimentos deste setor tão promissor fecham as portas antes mesmo de completarem dois anos no mercado? Esse será o tema que vamos tratar nos próximos artigos sobre abertura de negócios no setor da alimentação.  Dentre os assuntos-chave que trataremos para o sucesso de um negócio estão o perfil e comportamentos do gestor, planejamento estratégico e parte parte burocrática.

 

Qual é o perfil ideal para o bom gestor de um negócio no setor de Foodservice?

Sobre o perfil de gestores de negócios no setor de Foodservice, será que tem um parâmetro  ideal? Na verdade não são parâmetros, mas sim características e comportamentos que podem ser desenvolvidos e aperfeiçoados com o tempo, afinal ninguém nasce sabendo. Mas há alguns pontos que eu chamaria grande atenção.

Já vi gestores neste setor de tudo quanto é tipo e com as mais diferentes histórias. Há quem veio de família com negócios na área da alimentação e mesmo com sonho de carreira em outra área largou outra profissão e sonhos para seguir isso. Há quem quis independência e novas perspectivas de trabalho, e abrir o seu próprio negócio era a realização de um sonho. Há quem também ficou desempregado e resolveu aproveitar um espaço ocioso em casa, seus dons de cozinha e montar a solução para trazer o sustento da família. Outros largaram exército, publicidade, cinema, advocacia tudo pela paixão por servir bem. E, por fim outros que queriam simplesmente investir. Tem tantos perfis que é difícil até de listar.

Mas afinal, se você está pensando em montar seu negócio no setor de Foodservice, você deve se fazer a seguinte pergunta: “será que tenho o perfil e as características necessárias para ser um bom gestor?”

Não é apenas de sonho que os negócios acontecem. Muito menos de conhecimento prático e teórico. Algumas características e comportamentos são essenciais para quem quer dar certo. O denominador comum é trabalhar com o que se tem realmente prazer. Executar atividades prazerosas aumentam o engajamento no trabalho e, além disso, permite que você suporte às rotinas extremas nesse setor. Final de semana descansando, noites dormindo cedo e acordando tarde, não vejo nem para quem já está firme no setor há algum tempo, principalmente em pequenas e médias empresas… quem dira de quem está começando. E ter uma saúde de ferro também pode entrar na lista?

 

Assim, destaco os 4 pontos fundamentais para gestores:

  1. conhecimento de todas as funções e processos,
  2. habilidade no relacionamento interpessoal e gestão de equipes,
  3. capacidade para resolver conflitos e crises e
  4. disposição de ferro.

 

Não é so de investimento que seu negócio dara certo! Ja vi investidores não conseguirem administrar e nem recrutar gestores adequados para transmitir todos os seus desejos e expectativas no negócio. E ja vi quem tinha tudo para dar errado por falta de conhecimento ou pratica no setor, mas por causa do comprometimento de por dar duro mesmo, obteve muito sucesso. Pra isso, qual é a receita? Não há mágica: trabalhar com o coração, fazendo aquilo que realmente gosta! E uma boa pitada de planejamento, tema de nosso próximo artigo.

Assista ao vídeo e confira mais sobre o perfil ideal para gestor de Foodservice!

Para não perder nenhuma novidade, inscreva-se no nosso canal do YouTube e acompanhe nossas redes sociais como Instagram e Facebook.

Abraços e até a próxima!

 

Deixar um comentário

Você pode também gostar disso

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Tudo bem para você? Ok! Estou de acordo. Ler mais

Privacy & Cookies Policy