Como evitar erros nos negócios: Confira as 4 dicas para melhorar seus resultados em 2020

by Juliana Cândido Custodio

Comece o ano com o pé direito! Mas como evitar erros e problemas na sua  empresa? 

 

2019 foi o ano de muita batalha para todos, combatendo incertezas, driblando momentos de crise e tentando dar o seu melhor para fazer o sucesso dos negócios. Sei que você investiu, teve novas ideias, apesar de nem todas terem dado muito certo, e no final os seus resultados não foram como você havia imaginado, não é mesmo? Nessa batalha, caímos e perdemos muitas vezes. Não pudemos evitar os erros. Mas, com isso, aprendemos muito também. E melhoramos os negócios.

 

No entanto, como fazer com que o aprendizado de 2019 fortaleça cada vez mais seus negócios e faça você evitar os mesmos erros em 2020?

 

Todos nós sabemos que nós aprendemos de três maneiras:

  1. Sabendo o que é certo e errado, principalmente observando os outros
  2. Sabendo os resultados que teremos e o por que devemos fazer algo
  3. Dando a cara a tapa: Tentando e errando.

Essa última opção de aprendizado é a mais dolorida. E a que mais aprendemos também.

 

O aprendizado por tentativa e erro é sinônimo de perdas. Perdemos tempo e dinheiro. Dói a alma e o bolso. Mas no cenário de negócios, se esse aprendizado não é rápido, pode gerar a quebra do negócio.

 

Um erro no meio empresarial (ou mesmo na carreira), custa muito caro. Isso porque, dinheiro mal investido também gera outros muitos prejuízos que podem ser ainda mais devastadores. É um concorrente que sai na frente ou aproveita a sua ideia e faz melhor (sabemos que isso existe, não é só em filme). São seus funcionários que se desmotivam (e fazem com que a qualidade e a produtividade caia). São seus clientes que param de perceber valor no seu negócio (e você perde ainda mais dinheiro, pois eles param de comprar de você).

 

E aí, o que fazer?

 

 

Dica n. 1: Não tenha medo de tentar e errar, mas saiba reconhecer seus erros

 

Apesar do sucesso ser abstrato e o que pode ser pra mim não é o que pode ser pra você, o medo faz parte do sucesso e você tem que parar apenas de tentar lutar contra ele. Não tente evitá-lo.

 

Mas sabe por quê?

Se você tem medo, você fará de tudo para que as coisas se concretizem da forma certa!

Você terá sempre um pensamento de vencedor, por tentar ao máximo desviar de possibilidades de fracasso. E com isso, você evitará erros.

Se você não tem medo, você não vê os erros. E, quando os erros acontecem você não está preparado pra agir.

Por isso, tenha objetivos claros!
Saiba onde você quer chegar.
Defina o que é sucesso para você.
Depois veja como fazer isso acontecer.

E… Segura na mão do medo e vai com medo mesmo!

 

Deu errado?

Não tenha medo do que os outros vão pensar. Não tenha medo de tentar outra vez. Não tenha medo do que pode acontecer. Faça novamente. Mas faça melhor. E para fazer melhor, você deve reconhecer onde e por que está errando. Onde está o problema de sua estratégia. Só assim você conseguirá concertar o que está fazendo e ter resultados melhores.

 

Dica n. 2: Pensar em seus erros não atrapalha, ao contrário! Pode ajudar você a dar a volta por cima!

 

Existe a crença que o pensamento positivo atrai resultados positivos também. No entanto, sabemos que isso pode dar certo do lado pessoal, no nosso dia-a-dia, na nossa forma de lidar com os outros e na forma como vemos o mundo. Já no ambiente empresarial, quanto mais positivo você pensa, menos preparado você pode estar!

 

Temos que acreditar que erros são bons, pois aprendemos com eles. Se tivermos uma filosofia de saber identificar perigos, olhar para eles e combatê-los, já estaremos saindo muito na frente. E o motivo é simples.

 

A partir do momento em que pensamos em como evitar uma perda, estamos pensando em todas as alternativas de algo dar errado. Por sua vez, estaremos traçando todos os caminhos que existem pedras, crateras, caminhos tortuosos, etc. E é essa percepção dos possíveis problemas que podem nos ajudar a não encontrá-los em nosso caminho.

 

O que pode ser uma pensamento negativista para alguns, é o caminho do sucesso para muitos. Enquanto uma pessoa muito positiva pensa: vou fazer isso para chegar naquele lugar, outra negativa pensa: se eu fizer isso, pode acontecer aquilo, se eu fizer daquele outro jeito pode piorar aqui ou ali, e se eu fizer mudando mais ainda, pode dar mais errado também. Qual das duas pessoas está certa? Para mim, nenhuma das duas, porque nenhum extremismo é bom.

 

Mas por quê?

 

Se acontecer algo errado para a pessoa extremamente positiva, ela pode cair em desespero, não saber o que fazer e sair perdendo. Já se acontecer algo de errado para quem pensa muito negativo, ela apenas previu o cenário mas não conseguiu tomar a decisão certa. E isso não é bom. Simplesmente por que se ela pensou tanto, planejou e mesmo assim errou, é porque não estava preparada. Mas se preparar demais é ruim pois pode acabar estagnando pessoas e projetos por medo de fracassarem.

 

O bom é sempre ter o meio termo e o bom senso: veja o resultado que você deseja, mas também enxergue claramente as possibilidades de erro e os problemas. Só assim você estará preparado(a) para superar obstáculos e atingir seus objetivos.

 

 

Dica n. 3: Saiba identificar os problemas de seu negócio

 

Quando sabemos exatamente o que pode dar de errado, ou o que está errado no nosso negócio, também sabemos o caminho certo para evitar problemas e melhorar a nossa trajetória de sucesso. Conhecemos mais possibilidades. Abrimos os olhos para novos horizontes e temos planos mais concretos e certeiros para fazer algo dar certo.

 

Para isso, você deve conhecer perfeitamente onde e por que o seu negócio está errando, principalmente na forma de agregar valor para seus clientes e para seus colaboradores. E, isso você só conhecerá com um processo de auditoria.

 

Algumas pessoas confundem um diagnóstico realizado por pesquisas de mercado e por cliente oculto com auditoria. Outras pessoas acreditam que auditoria é apenas para a área financeira da empresa. E ainda existem aquelas que pensam que auditoria é apenas para grandes empresas.

 

Então vamos desmistificar isso entendendo primeiro mais sobre diagnóstico empresarial.

 

Um diagnóstico empresarial é um processo de identificação de problemas na empresa.

 

Podemos comparar com quando você está doente. O que você faz o que quando isso acontece? Você vai ao médico. O médico pede, por sua vez, exames. Você realiza os exames e entrega para o médico avaliar. O médico analisa os exames e dá o seu diagnóstico do que você tem e receita alguns medicamentos e terapias que irão auxiliar o seu processo de cura.

 

No entanto, pessoas mais conscientes não esperam estar doentes para precisar de auxílio médico. Previnem problemas fazendo checkups. Recebem orientações periódicas de seus médicos para ter uma saúde e uma qualidade de vida melhor. Praticam atividades físicas em suas rotinas. Se alimentam bem e mantém uma vida saudável, fisicamente e mentalmente.

 

Na empresa acontece do mesmo modo.

 

Quando sua empresa passa por problemas, você deve contratar uma consultoria. Consultor é o médico especializado em empresas, a grosso modo. Ele vai analisar os problemas, realizar pesquisas ou encomendar estudos e vai realizar um diagnóstico para saber medicar a sua empresa.

 

Mas cuidado!

 

Sabemos que temos o médico que olha para você e te diz que você está com virose, mas não sabe de onde, qual é e como agilizar o processo de cura, (afinal, não foi feito um exame preciso para saber mais a respeito). Ele te olhou e diagnosticou.

 

E sabemos também que temos consultores que vão olhar sua empresa, seu mercado, seu cenário de negócios de forma superficial e dizer que a sua empresa deve fazer isso ou aquilo (com base na especialidade dele, é claro).

 

Mas aí temos um problema. Cadê os exames? Ou melhor, as pesquisas? Projetos embasados sem diagnósticos podem gerar os mesmos erros que você tenta evitar em sua empresa, afinal você não conhece todas as alternativas e nem tem informações precisas.

 

Já quando fazemos pesquisas de mercado, elas nos dão informações sobre os clientes, concorrentes, sobre o mercado em si, mas não fornece necessariamente informações sobre a empresa. Com pesquisas temos informações de fora da empresa. Mas de dentro do negócio não (exceto pesquisas de clima ou com colaboradores, que não abordam problemas e processos e outros sistemas da empresa).

 

Para identificar problemas dentro da empresa precisamos de métodos mais aprofundados e precisos, como uma tomografia. E para isso existe outro processo um pouco mais aprofundado que a consultoria e pesquisas de mercado: a auditoria.

 

A auditoria da empresa, com foco principalmente em marketing, embora também avalie itens de produto, serviços, ambiente e atendimento como em alguns tipo de pesquisa de mercado, o que é verificado em uma auditoria tem embasamento técnico, científico. Como uma tomografia.

A auditoria é realizada apenas por profissionais altamente qualificados. Analisa questões com maior profundidade e com base em conhecimentos técnicos. Além disso, existe um protocolo e métodos precisos para levantar e analisar os dados por meio de escalas robustas e análises estatísticas.

Além disso, a auditoria é imparcial. Ou seja, não é a percepção do profissional ou sua experiência que conta. O que conta é se a empresa está executando corretamente uma atividade ou um processo que está sendo analisado, conforme padrões pré-estabelecidos para atingir os seus objetivos. É o exame mais aprofundado que a empresa pode ter.

Então uma auditoria de marketing é a verificação de tudo o que a empresa está realizando em suas estratégias e se elas estão realmente adequadas para desencadear as respostas ideal do público-alvo da empresa. E essa é a melhor forma para saber como melhorar os resultados, driblando problemas e conhecendo os melhores caminhos para o sucesso.

 

Dica n.4: Agora em 2020, realize uma auditoria de sua empresa

Para saber como está o seu negócio e como suas estratégias podem ser aprimoradas para melhorar ainda mais a experiência dos seus clientes e alavancar de vez os seus resultados, conheça a HappyTrack.

HappyTrack é a metodologia de auditoria utilizada pela Consultoria Análise.com, especialista em Gestão Estratégica e Marketing,  e que agora foi disponibilizada para uso das empresas e profissionais. A partir da realização de um processo de credenciamento, você pode capacitar a sua equipe ou se tornar um auditor para identificar problemas e fomentar soluções com toda precisão que os seus projetos merecem.

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Desejo um excelente ano de bons negócios e poucos erros para você!

 

Abraços e até breve!

 

Foto: Revista Exame

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