Para que serve uma pesquisa de mercado?

by Juliana Cândido Custodio
Uma pesquisa de mercado tem muitas utilidades. Uma boa pesquisa, tem mais utilidade ainda. Vamos conhecer um pouco mais sobre a utilidade e os benefícios de uma pesquisa de mercado?

A principal delas é conhecer o segmento onde sua empresa está inserida para saber o que fazer e como agir para atingir os objetivos que você traçou. A pesquisa de mercado não engloba apenas saber a satisfação de seus clientes. Ou conhecer os seus clientes potenciais. Ou analisar a motivação de seus funcionários/colaboradores (acho um termo mais amigável ainda mais no ambiente de bares e restaurantes). Ou ainda, identificar quem são os seus concorrentes de fato, como eles atuam e o porque se diferenciam de seu negócio, para tornar seu negócio mais competitivo.

Uma boa pesquisa de mercado tem uma utilidade ainda maior. A pesquisa de mercado permite que você tome decisões certas. Ou seja, com base em informações você saberá como agir. Com isso, você evita perder tempo, diminui custos com erros e, ainda, atrai mais clientes. Fácil não?

No entanto, uma boa pesquisa de mercado envolve muitos perigos na hora de se fazer e de analisar os dados obtidos. Um erro pode colocar tudo a perder. Um erro de como você perguntou. De quando e como você questionou. De como seu respondente entendeu. E ainda, de como você analisou. É muita informação né? Mas neste posto vou desvendar um pouco da utilidade de uma pesquisa de mercado.

 

Alguns exemplos

Caso você ainda não esteja convecido da utilidade de uma pesquisa de mercado em seu bar ou restaurante aqui estão algumas provas para você. Cases que você deve conhecer ou já ter ouvido falar. Mas o que você não sabia é que tudo foi embasada exclusivamente em informações de pesquisas. Ou melhor, quase tudo. Vamos ao primeiro baseado na intuição.

 

Mc Donald’s

Você já assistiu ao filme do Mc Donald’s (Fome de Poder)? Recomendo fortemente, pois os fatos são verídicos.

Mesmo o Mc Donald’s em seu início teve tentativas e erros. Aqui não vou entrar em méritos de quem teve razão ou o que eles deveriam ter feito para evitar perder franquias para um “empreendor alpinista”. Vou denominá-lo assim por razões que também não vou entrar em mérito. Sei que muita pode ser contra, mas isso não vai de acordo em como eu penso nos negócios.

Os irmãos Mc Donald’s elaboraram um negócio voltado ao maior fenômeno americano no momento – os drives, mas com algumas estratégias diferenciais para atrair o público que queriam e que daria menos problemas a eles. Fizeram isso com base na intuição (com o que viam e com o que achavam certo). Resultado: fecharam as portas para uma reestruturação. E, isso nada mais é do que custo.

Elaboraram uma nova estratégia com foco em agilidade operacional e preço acessível para atenderem uma grande demanda (procura de seus produtos). No entanto, novos problemas surgiram. E, por acaso, veio o sucesso? Fizeram pesquisas? Não. Nem sucesso, nem pesquisa.

Não viram oportunidades. Não sabiam exatamente o que os clientes queriam. Nem como. Muito menos onde queriam. E por isso, não fizeram o que deveria ser feito de primeira. Investiram muito dinheiro. Tiveram perdas e quase fecharam o negócio. No entanto, perderam para o “empreendedor alpinista”. No entanto, era um Mc Donald’s.

 

E você com isso?

Agora você proprietário de seu pequeno bar ou restaurante sabe que se você tiver um erro, esse erro pode te custar muito caro e até mesmo ser motivo da falência de seu negócio.

Agora vamos aos cases que não se baseam na filosofia da tentativa e erro. São empresas que agem sempre com base em informações atuais e precisas.

 

AMBEV

Você conheceu a cerveja Puerto del Sol? Se não, assista ao vídeo e relembrar.

A Puerto Del Sol, não existe mais e nada mais era do que uma estratégia de marketing para atacar um grande concorrente que estava chegando no mercado nacional. este concorrente teria como objetivo conquistar parcela das vendas da cerveja  mais vendida no Brasil: a Skol, da AMBEV.

Quem estava vindo? A cerveja Sol, da FEMSA, que na época era Coca-Cola Company.

Mas por que estou falando desse caso para você? Por que a partir de informações de mercado a AMBEV conseguiu identificar a situação e criar um produto de combate. A Puerto del Sol. Comunicação com argumentação fraca e que deixava cervejas de origem mexicanas de escanteio, fizeram uma associação de nome de marca muito próximo e colocaram preço muito baixos. Além disso, havia sempre pouco no ponto-de-vendas (afinal era só para constar, pois o foco era na comunicação e não nas vedas de fato).

Aí, quando a Sol chegou no mercado brasileiro ela já não era bem vista. Nem a queridinha mexicana era tão poular nesta época. Resultado: a Sol acabou sendo posicionada para concorrer com a Antártica, devido ao preço, concervando as vendas e margens da cerveja Skol.

Viu que com monitoramento de mercado realizado com pesquisas você pode fazer muita coisa?

 

Coca-Cola:

Sabe aquela publicidade dos insetos da Coca? Foi feita com base em pesquisas ligadas ao Neuromarketing. Isso mesmo. Primeiro assista, depois conversamos.

Neuromarketing nada mais é do que estudos realizados com base em teorias da Neurociência para aplicação em estratégias de Marketing. Ela é capaz de identificar como o consumidor pensa, por que pensa e com base em que toma suas decisões de compra e lembrança de marca. E tudo isso, de forma consciente e inconsciente.

Soube sobre isso em um congresso que participei na Bélgica e tive a oportunidade de conhecer a empresa francesa responsável pelo estudo. Sim, não foram americanos, rs.

Com testes em laboratório eles identificaram que, a cada vez que aparecia um inseto, o cerébro de quem estava assistindo ativada uma parte ligada ao medo. Mesmo que não seja consciente. É uma reação, um extinto. Com isso, foi visto que a cada vez que um inseto aparecesse poderia ser ligado diretamente com uma característica do produto. Mas, de forma que o inseto fosse associado positivamente. O inseto que aparecesse com a marca deveria ser um inseto “mais amigável” para não ser relacionada negativamente. Isso facilita a lembrança, a identificação e aproximação com a marca. Note que gafanhotos e libélulas não aparecem em primeiro plano com a marca diretamente, só com a garrafa. Assim, os instintos humanos são ativados e as associações corretas são feitas. Esse é um exemplo em que eles economizaram milhões em tentativas e erros.

 

Novamente, e você com isso?

Sei que você deve estar pensando: “mas eu sou tão pequeno que não compensa investir em pesquisa”. Ou ainda: “eu nunca farei uma pesquisa, pois não preciso saber como atingir meu público”. Cuidado com esses pensamentos.

Primeiro, pesquisa é acessível sim e deve ser feita por todo tipo de empresa, independente de seu porte e tipo de negócio. Bares e restaurantes tem um diferencial: PRE-CI-SAM de pesquisa para evitar o erro. Erros em bares e restaurantes acontecem quando o cliente está lá sendo servido na maioria das vezes. E com isso, você pode não ter tempo de corrigir. Uma percepção errada do seu cliente, é uma avaliação errada. Uma percepção e avaliação negativa faz perder clientes. Ele vai falar mal de seu estabelecimento. Para ajudar, pode nem voltar mais. Afinal, o concorrente não erra, não é mesmo?

Só que você se recorda daquela publicação que você patrocinou no Facebook, pois falaram que ia ser interessante mas você não teve resultados? Ou quando você reduziu seu preço e os clientes desaparecem no lugar de aumentarem? Ou quando você fez um novo cardápio, mas não aumentou as vendas por isso. É isso mesmo. Tudo foi custo para você. E tudo pode ter sido feito de forma ineficaz. Isso porque, você não tinha as informações certas agir.

Nem sempre as redes sociais são as mais indicadas para atingir o seu público. Ne sempre diminuir preço é sinônimo de aumentar a procuro (afinal preço é sinônimo de qualidade). Nem sempre um bom visual de cardápio ajuda a vender mais. É necessário ter as informações corretas no lugar exato para elas, conforme o olhar do cliente. Mas isso tudo falarei em um próximo post.

No entanto, você insite e pensa: ”mas eu fiz pesquisa, por que o que eu fiz com esses dados não teve resultado?” Ou vocêr pensa ainda: “Eu mesmo posso fazer, isso é fácil” Ai te convido a ler nosso próximo post  sobre os principais erros de pesquisa e por que você precisará de um profissional para pelo menos te auxiliar por mais simples que ela possa ser. Pelo menos com informações, afinal isso é grátis. Baixe gratuitamente nosso e-book e saiba como fazer a sua pesquisa ideal para solucionar seus problemas.

Caso mesmo assim, você não esteja convencido que precisa de informações de mercado, solicite um diagnóstico gratuito dos riscos de seu bar ou restaurante. É só clicar aqui.

Uma boa pesquisa pode ser acessível. Boas soluções também. Uma condição que eu sempre coloquei em minhas aulas era que os alunos obrigatoriamente deveriam aplicar seus projetos reais em pequenas empresas. Todos devem ter informações. E eles até me falavam: “nossa, eu não acreditava que também dava resultados interessantes, rs”.

Não pense que por ser pequeno você não precisa!

Com planos acessíveis e baixo custo podemos trazer as informações que você tanto precisa. Informações são dados analisados de acordo com uma determinada situação para trazer respostas a situações. Não respostas a meras perguntas. E, informações permitem a tomada de decisão de forma certa. Sem erros. E, sem perda de investimento. Sem perda de clientes. E, ainda, você evita todos os perigos para o seu negócio. Acesse o site da ConsultoriaAnálise.com e saiba mais sobre isso.

Abraços e até a próxima!

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