Tendência de negócio que acompanha mudança de comportamento: Cafés-Coworking

by Juliana Cândido Custodio

Entre as opções de estar em um café para trabalhar e estar em um coworking, uma terceira opção, juntando os dois, pode ser uma ótima solução, não é mesmo? E isso pode ser um ótimo negócio também, principalmente para você que busca tendências e um conceito diferenciado para inovar.

É muito comum hoje em dia vermos pessoas procurando espaços como coworking, como novas opções de ambiente para trabalhar. Essa é uma tendência devido a nova dinâmica também do mercado de trabalho e inovação em relação ao emprego considerado tradicional. Seja pelo aumento do desemprego ou pelo perfil mais dinâmico das pessoas em relação aos trabalhos chamados de “convencionais”, há o aumento do número de profissionais autônomos. Nesse ponto, para muitos que não conseguem trabalhar em home office, os espaços de trabalho compartilhados podem ser uma ótima opção.

Independente do motivo, as pessoas que procuram espaços compartilhados para trabalho tem a vantangem de conviver diariamente com diferentes profissionais. Além do custo ser reduzido, e terem infraestrutura similar a de um escritório, aumentar o networking é essencial para quem trabalha por conta. No entanto, por causa dos custos de locação ou mesmo por causa da formalidade que pode existir no espaço de um coworking, mesmo tendo um clima geralmente mais despojado, os cafés também são opções para quem precisa da praticidade de um escritório, mas quase sem custo e com facilidade para encontrar clientes. Mas tem um porém. Ainda tem muita gente que não se habitua a essa ideia, tanto profissionais quanto empresários do ramos de Foodservice.

Enquanto para os profissionais que buscam um espaço, as mesas ociosas de um bar ou café com livre Wi-Fi são a salvação, para alguns empreendedores esse comportamento é predatório: baixo consumo e muito tempo ocupando seu espaço. Mas engana-se quem ainda pensa assim. Apesar de parecer custo, quanto mais tempo um consumidor passar em seu estabelecimento a tendência é que ele consuma mais. Além disso, tem chances dele melhorar o relacionamento com a marca do café, criar a preferência na hora de frequentar algum ambiente, e consequentemente, se tornar um consumidor assíduo de sua empresa.

Uma coisa é certa! Nesses dois casos, tanto nos cafés, quanto nos coworkings, o compartilhamento do espaço não é problema e sim solução! Então por que não inovar em um novo tipo de negócio? De encontro com essa ideia, os cafés-coworking surgem como uma outra opção de local de trabalho, porém com um ambiente mais agradável e com alimentação no local. Abaixo listamos alguns exemplos de negócios espalhados pelo mundo que utilizaram essa junção bem positiva. Confira:

 

Café Craft

Foto: BAP Bureau a Partager

Perto de uma região agitada, boemia e jovem de Paris, o café oferece simplicidade com requinte em seu ambiente, mesas espaçosas e espaços compartilhados para reuniões ou para troca de experiências e cartões entre quem frequenta. Aberto de segunda a segunda, o espaço sempre está cheio nos dias de semana.

 

 

 

Anticafé

Foto: BAP Bureau a Partager

Com ambiente mais intimista e convivial, o Anticafé foi um dos pioneiros no conceito: o café é servido por hora. Sim! Você pode consumir quanto café quiser durante o período que pagar. Lançado em meados de 2012, hoje são ao todo 7 cafés em Paris, o espaço e café oferece cafés, chás e bebidas como sucos por 5€ a hora, ou pacotes diários ou mensais. Além disso oferece doces e salgados, wi-fi de alta velocidade, jogos lúdicos, espaços para relaxar e cartão para membros do local com inúmeras vantagens, como reduções a cada visita.

 

Café do Viajante

Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo

O Café do Viajante, em Curitiba, é perfeito para quem quer trabalhar remotamente. O cliente pode escolher entre três ambientes diferentes: o salão da entrada, com poltronas, o do meio, com sofás em couro, e a parte dos fundos, mais intimista, com sofás baixos. Todos são confortáveis e há tomadas por todos os cantos, inclusive nas mesas centrais do salão. Nesse caso, os espaços para plugues ficam no chão. O wi-fi também é disponibilizado sem custos.

 

Sofá Café

Foto: guiadecafeterias

A proposta do café é: “Se você não está rendendo no sofá de casa, visite o Sofá Café de Pinheiros”. O ambiente foi pensado para ser um contraste entre os prédios envidraçados de São Paulo, em um espaço colorido e alegre, tudo para o cliente se sentir acolhido e – porque não? – em casa. Mas sem dispensar é claro as necessidades de trabalho: wi-fi e sala privada para reuniões. No cardápio é possível encontrar, além dos cafés, opções leves para o café da manhã, almoço e lanche da tarde.

 

Fontes:

http://www.midiatismo.com.br/

http://www.gazetadopovo.com.br/bomgourmet/

https://spcity.com.br/

https://www.anticafe.eu/beaubourg

Deixar um comentário

Você pode também gostar disso

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Tudo bem para você? Ok! Estou de acordo. Ler mais

Privacy & Cookies Policy