Por que o Foodservice é tão atrativo e desafiador?

by Juliana Cândido Custodio

Não podemos negar que o Foodservice é o setor que causa o maior encantamento para novos empreendedores, investidores, amadores, amantes de boa comida e para quem gosta de diversão, prazer e descontração. É um universo à parte no mundo do negócios. É atrativo. É desafiador. E exige também estratégias específicas para atingir o sucesso.

Não há quem não goste de comer. Não há quem não goste de boa companhia e bom ambiente. E tudo isso é o que encontramos na maioria dos negócios do setor. E na maior parte do pensamento empreendedor também.

 

Mas afinal, o que é Foodservice?

Não podemos negar que o Foodservice é o setor que causa o maior encantamento para novos empreendedores, investidores, amadores, amantes de boa comida e para quem gosta de diversão, prazer e descontração.

É um universo à parte no mundo do negócios. É atrativo. É desafiador. Possui uma dinâmica própria (quem engana-se quem acha fácil de administrar). E exige também estratégias específicas para atingir o sucesso. E foco preciso também.

 

Mas afinal, o que é Foodservice?

Reduzido por sua grande maioria de negócios do setor – bares e restaurantes – e aliado ao próprio desconhecimento ou falta de entendimento do termo, o Foodservice engloba muito mais do que simplesmente a sua tradução literal, que significa “serviços de alimentação”. 

Muitas vezes, o uso de termos estrangeiros ainda causam um estranhamento em nosso cotidiano. Principalmente com formas de escrita diferente. Foodservice, Food Service, Food-Service. Tudo para simplificar o que chamamos no Brasil de Empresas do setor da Alimentação Fora do Lar.

O Foodservice representa todas as organizações envolvidas no processo de produção, comercialização e serviços que envolvem alimentos preparados fora de casa. Mas essa é a forma de uso no inglês americano. Ou seja, “Foodservice” é o termo utilizado nos Estados Unidos. E, “catering industry”, termo utilizado em inglês britânico (Inglaterra).

 

Foodservice ou Food-service?

Quanto à forma de escrita também há diferença em significados. Quando escrito separadamente por um hífen, Food-service representa os serviços voltados à alimentação e teve seu aparecimento no início do século passado. Já quando a escrita é junta, Foodservice, terminologia mais recente datando meados da década de 70, retrata o setor como um todo envolvendo todos os agentes responsáveis pela produção, manuseio, preparo e serviço de alimentação. Então Foodservice não são apenas os negócios voltados à alimentação fora do Lar, mas todos os negócios participantes desse processo. Envolve os produtores, os fornecedores, os armazéns, os serviços de transporte, e por fim, o serviço de preparação e oferta para o cliente final,

Nesta perspectiva, o Foodservice é composto não somente por bares, restaurantes, lanchonetes e afins. Essas atividades, vedetes do setor em termos de geração de emprego, renda e número de empresas criadas todos os anos, não chega a retratar o todo. O Foodservice abrange desde hotéis, restaurantes, panificadoras, confeitarias, bares, cafés, cinemas, cantinas escolares, restaurantes de aeroportos ou hospitais, produtores, agricultores, comércios e atacados de alimentos, dentre outros.

Inclui também operadores de toda a rede de produção e processamento de alimentos como os operadores logísticos, como os transportadores e armazéns. Atualmente inclui inclusive a produção de alimentos industrializados para consumo e seus ambientes de venda, como mercearias e lojas de conveniência. 

 

O grande desafio do Foodservice: criação de um foco estratégico

Sabemos que neste universo da alimentação, se o produto é bom, se o ambiente é bom e bem localizado, se o preço é condizente com a qualidade ofertada, é fácil garantir a venda. Isso mesmo com alguns possíveis problemas e percalços na proposta.

No entanto, por que nem todas as empresas do setor conseguem alcançar o sucesso?

Clique aqui se você quer dicas de como aumentar seu número de clientes. 

Há vários desafios na jornada empreendedora no setor de Foodservice. Alguns problemas são para iniciar o negócio, incluindo questões legais, sanitárias e burocracias. Ainda na abertura existe o problema de atingir o bom público. Atrair bons funcionários. Ter o investimento para criar a melhor estrutura possível. 

Outros problemas são no funcionamento, como: manter a clientela, manter bons funcionários e com motivação lá em cima, manter os altos custos com a estrutura, evitar perdas, dentre outros. 

Mas o maior de todos os problemas e aquele que dificulta o crescimento e a perenidade do negócio você sabe qual é? É a falta de foco no longo prazo e em um olhar estratégico do negócio.

 

Estratégico x Operacional

Existe um grande problema no setor de Foodservice: a dinâmica do setor. E quando falo em dinâmica aqui não digo em dinâmica de funcionamento, rotina de processos ou organização. A dinâmica é no sentido literal da palavra, na agilidade que as coisas acontecem e que devem acontecer, no sincronismo das ações e no imediatismo de gestores do setor (para atender tudo isso). Com isso, o foco estratégico tende a ser deixado de lado e o foco operacional acaba sendo maior.

Mas, que operacional resiste por longo tempo se não acompanhar a coerência do lado estratégico?

Operacional é toda a rotina e as atividades ligadas aos processos básicos e necessários para o funcionamento do negócio. É o dia-a-dia. São os processos. É o que todos fazem para funcionar. Envolve a cozinha, o salão, atendimento, marketing, finanças, compras, etc.

Já o estratégico é algo que vai dizer o que e o porque as coisas devem ser feitas daquela forma. É o conjunto de ações que vai direcionar a empresa rumo ao seu objetivo. É algo que garante a coerência, a constância e o alinhamento entre o que a empresa diz, faz e quer.

Por isso, o grande desafio (incluindo o meu) é de conscientizar sobre a necessidade de se ter um ponto de vista estratégico para criar ou melhorar negócios do setor e Foodservice, mas com coerência. E tudo para atingir o objetivo de todo negócio desse setor: garantir sempre a melhor experiência para o cliente, sempre!

 

Quer saber mais? Acesse o site da Consultoria Análise.com e saiba como ela pode auxiliar o seu negócio.

 

Deixar um comentário

Você pode também gostar disso

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Tudo bem para você? Ok! Estou de acordo. Ler mais

Privacy & Cookies Policy